Declarações do jogador Daniel Alves são tiradas de contexto para defender o presidente Jair Bolsonaro e atacar o técnico Tite, da seleção brasileira.
A verificação foi realizada pelo Projeto Comprova, do qual também participa a Rádio BandNews FM.
As falas do ex-capitão da seleção circulam no Facebook e supostamente revelam "tudo que o Tite merecia ouvir". Embora reais, as declarações não se referem à Copa América deste ano e foram feitas em 2019.
Nessa ocasião, o Brasil havia vencido a Copa América no Rio de Janeiro, e o presidente Jair Bolsonaro estava no estádio para entregar medalhas aos jogadores.
Quando pisou no gramado, Bolsonaro recebeu vaias e, em resposta, Daniel Alves realmente revelou seu desconforto com o comportamento da torcida: "O presidente é a maior autoridade de seu país. Como cidadão brasileiro, tenho que respeitar o presidente da República. Se gostam ou não gostam, não é o lugar de opinar. Porque ele foi eleito pelo povo. As pessoas votaram. Ele não comprou o direito de ser presidente. Eu desejo que ele melhore nosso país, aumente a esperança dos nossos cidadãos. E que as pessoas saibam que o respeito é o princípio de tudo".
A afirmação de Daniel Alves foi registrada na imprensa em 2019 e, agora, bolsonaristas se utilizam da fala para insultar o treinador Tite.
Os ataques acontecem após o técnico da seleção indicar, em entrevista coletiva, que os jogadores têm uma posição "muito clara" sobre o Brasil sediar a Copa América durante a pandemia.
Confira a verificação completa no site do Comprova.