BandNews FM

Desembarque confuso no Aeroporto de Guarulhos na espera do comprovante da vacina

Ouvintes da BandNews FM relatam demora demasiada no desembarque internacional por conta da falta de informação sobre o passaporte da vacina

BandNews FM

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
Desembarque confuso no Aeroporto de Guarulhos na espera do comprovante da vacina
Foto: Lucas Jozino/Grupo Bandeirantes

O Aeroporto de Guarulhos, maior terminal internacional do país, registra movimento atípico nesta segunda-feira (13) e aglomerações por conta da falta de informações corretas sobre a obrigatoriedade do passaporte da vacina para os viajantes que chegam ao país.

Ouvintes da BandNews FM relatam tempo acima do normal no processo de imigração e no desembarque de voos internacionais.

Por enquanto, todos os que chegam ao país devem apresentar um teste PCR negativo feito até 72 horas antes do embarque, ou um teste de antígeno realizado 48 horas antes.

Estrangeiros que chegam ao país ainda não são cobrados da apresentação do passaporte da vacina. No sábado (11), o ministro do Supremo Tribunal Federal determinou que o governo passe a exigir a apresentação do comprovante de imunização daqueles que pretendem entrar no Brasil. Até então, o presidente Jair Bolsonaro resistia a obrigatoriedade da vacina e o Ministério da Saúde determinou uma quarentena de cinco dias para estrangeiros não-vacinados. A medida não entrou em vigor por conta do ataque hacker aos sistemas da Saúde.

A decisão do ministro Luis Roberto Barroso, no entanto, libera aqueles viajantes que por motivos médicos não podem se imunizar, além dos vindos de países sem acesso às vacinas e ou em situação de emergência.

O governo federal deve publicar uma portaria nesta segunda-feira (13) para que as regras determinadas pelo STF sejam cumpridas.

A GRU Airport, concessionária que administra o aeroporto, afirma que a Anvisa deveria ser procurada para explicar a demora no desembarque. A agência ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Tópicos relacionados

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.