BandNews FM

"Foi um ataque muito forte do Irã, sem precedentes", relata brasileira em Israel

Paula Frenkel explicou que o governo israelense já havia orientado os moradores de que mísseis poderiam ser enviados por Teerã e detalhou os cuidados tomados durante a chegada dos mísseis

BandNews FM

A brasileira Paula Frenkel, que mora em Jerusalém e esteve em Israel durante os bombardeios realizados pelo Irã no último fim de semana, participou de maneira exclusiva do Jornal BandNews FM na manha desta segunda-feira (15) e falou sobre os últimos dias de tensão na região.

Segundo a brasileira, o governo israelense já havia avisado seus cidadãos de que um ataque proveniente de Teerã - capital iraniana - aconteceria.

"Nesses últimos dias, desde sexta, estamos nesse ataque iminente. Estávamos esperando quando aconteceria. Avisaram para a população manter a calma e seguir a rotina. No sábado, tivemos uma mudança e diretrizes e as aglomerações deveriam ser de, no máximo, mil pessoas. Escolas fecharam, também. No sábado a noite, avisaram que os mísseis foram lançados pelo Irã e tivemos um horário em que os mísseis chegariam", explica.

Paula pontuou que se tratou de um ataque muito planejado e com horários definidos, já que a brasileira conseguiu se programar para procurar um abrigo seguro.

"Quando deu meia noite, o governo sabia que uma os drones e mísseis chegariam em torno de hora da madrugada. A partir de uma e meia da madrugada começaram as sirenes e começamos a ouvir explosões nos minutos seguintes. Foi um ataque muito forte, sem precedentes. Acho que, por conta do Domo de Ferro, conseguimos interceptar 99% [dos mísseis iranianos] e o impactou foi muito minimizado", conta.

Proteção em meio aos ataques

Moradora de Jerusalém, Paula também detalhou como funcionou seu plano para se abrigar durante os ataques. Segundo a brasileira, o quarto da sua casa é um quarto-forte, que lhe oferece abrigo durante possíveis bombardeios.

"Todas as pessoas sabem aonde fica [os bunkers públicos]. Todos ficam a um minuto e meio de onde você estiver na cidade. Existem bunkers na rua, mas se você não quiser sair de casa, você pode ir para as escadas do seu prédio. Caso esteja na rua, a diretriz é se jogar no chão e cobrir a cabeça", pontuou Paula.

Brasileiros podem ser resgatados

No último domingo (14), a Força Aérea Brasileira confirmou à Band que está pronta e preparada para resgatar brasileiros em Israel caso seja necessário. Marcelo Damasceno, tenente-brigadeiro do Ar, pontuou que os oficiais estão de prontidão para realizar uma nova missão de resgate.

Tópicos relacionados