Notícias

Irã lança ataque com centenas de drones e mísseis contra Israel

A tensão aumentou de vez depois que Israel bombardeou o consulado iraniano na Síria, no começo do mês, resultando na morte de militares de alta patente

Da redação

O Irã lançou um ataque com mais de 100 drones e mísseis contra Israel, confirmaram as autoridades dos dois países. Segundo o porta-voz da Defesa de Israel, a defesa área foi acionada e as sirenes em locais que podem ser atingidos serão tocadas.

O tempo de voo dos drones, lançado também de posições no Iêmen, levaria várias horas, disse o porta-voz em um briefing televisionado. Alguns já teriam sido abatidos na Síria. Israel já teria respondido a ofensiva com mísseis. Benjamin Netanyahu falou com os israelenses e disse que os sistemas de defesa estão em prontidão total. O governo ainda emitiu alertas para que a população se abrigue em bunkers.

“Cidadãos de Israel, nos últimos anos e mais recentemente nas últimas semanas, Israel tem-se preparado para a possibilidade de um ataque direto do Irão. Nossos sistemas de defesa estão implantados. Estamos preparados para qualquer cenário, tanto na defesa quanto no ataque. O Estado de Israel é forte, o exército é forte, o público é forte", disse o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

Caças americanos e israelenses seguem apostos para abater as aeronaves, carregadas com explosivos. O domo de ferro, sistema de defesa do país contra ataques aéreos, também foi ativado, conforme mostrou o perfil do próprio governo de Israel no X. “Graças a Deus temos o Domo de Ferro”, disse o perfil do governo.

A tensão aumentou de vez depois que Israel bombardeou o consulado iraniano na Síria, no começo do mês, resultando na morte de militares de alta patente. Desde o ataque o líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, vem prometendo vingança.

Diversos países como Reino Unido, França e Rússia, já alertaram seus cidadãos para evitarem viagens a Israel, Irã, Líbano e territórios palestinos.

O risco de um confronto aberto entre duas potências militares pode trazer consequências graves não só para região, como para o mundo.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais