BandNews FM

Juliana Rosa: Juros nos EUA e guerra no Oriente Médio causam disparada do dólar

Colunista também pontua que o cenário de incerteza fiscal no Brasil também contribui para uma piora na cotação da moeda norte-americana

BandNews FM

A colunista Juliana Rosa, da BandNews FM, explicou durante amanha desta terça-feira (16), os motivos que levaram o dólar a sair de um cenário de queda - nos últimos meses -, para uma disparada. Já na abertura do mercado sobre a cotação do dólar nesta terça-feira (16), já foi possível ver uma valorização substancial da moeda norte-americana. Ontem, o dólar fechou a R$ 5,18. Hoje, abriu cotado a R$ 5,22.  

Segundo a especialista, o cenário externo e interno explicam a situação. Nos Estados Unidos, há uma expectativa de que o Banco Central Americano não abaixe os juros tão cedo. Essa notícia deixou o dólar mais atrativo para os investidores, pois os juros americanos estão no maior valor desde o início do século.

Além disso, a desaceleração da inflação da economia americana está demorando mais do que o previsto. Isso significa que os juros só começarão a ser cortados no final do ano, e até lá ainda pode ser que o corte não seja tão significativo, mantendo os juros altos e um cenário atrativo para o investidor a manter seus recursos nos EUA.

Além da política norte-americana, a guerra no Oriente Médio também impulsionou a valorização do dólar, já que um cenário de incertezas motiva os investidores a alocar seus recursos em países mais desenvolvidos.

Já no Brasil, a revisão da meta fiscal anunciada pelo Ministério da Fazenda trouxe também piorou os ânimos do mercado em relação a economia brasileira.

Tópicos relacionados