BandNews FM

Líderes partidários debatem novo reajuste da Petrobras em reunião com Lira

Política de preços da estatal e possível criação de CPI para investigar a companhia foram discutidas

Rádio BandNews FM

O encontro foi realizado nesta segunda-feira (20).
O encontro foi realizado nesta segunda-feira (20).
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O presidente da Câmara, Arthur Lira, se reúne com líderes partidários para discutir a situação da Petrobras, depois que o presidente da estatal José Mauro Ferreira Coelho renunciou ao cargo, depois de muita pressão do governo.

O encontro foi realizado nesta segunda-feira (20) na Residência Oficial da presidência da Câmara. Nele, foram discutidas a política de preços da estatal, além da possível criação da Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar a companhia, como foi anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro durante o fim de semana.

Na internet, Lira afirmou que não há vencedores, nem vencidos, só o drama do povo, dos vulneráveis e a urgência para a questão dos combustíveis e que a ganância não está acima do povo brasileiro.

Após mais uma queda na presidência da Petrobras, parlamentares da oposição afirmaram que o governo tenta desorganizar a estatal para iniciar o processo de privatização. A deputada Fernanda Melchionna, do PSOL, afirmou que o ex-presidente José Mauro Ferreira Coelho foi o terceiro indicado pelo presidente Jair Bolsonaro que não se sustenta no cargo.

O ex-vice-presidente da Câmara, deputado Marcelo Ramos, escreveu que a ideia de criar uma CPI da Petrobras, anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro, será mantida.

No Senado, o líder da Rede, Randolfe Rodrigues, afirmou que o presidente que precisa sair do cargo é Jair Bolsonaro, mas que isso será resolvido em outubro - período das eleições.

Quanto à CPI, ainda não foi detalhado em qual casa a comissão funcionaria ou se seria uma comissão mista, mas a proposta ganhou o apoio de parlamentares da oposição. O líder do governo na Câmara, deputado Ricardo Barros, defendeu que uma CPI investigaria a gestão, a sonegação do setor e outros temas que afetam os preços dos combustíveis.

Já para o vice-presidente Hamilton Mourão, a ideia de instalação de uma CPI da Petrobras não deve ir para frente no Congresso Nacional, justamente por conta do período eleitoral.

Na contramão, o presidente do senado Rodrigo Pacheco não vê motivo para instalação e deve conversar com Lira sobre o assunto.

Tópicos relacionados