BandNews FM

Mendonça dá 10 dias para Planalto explicar sigilo sobre visita de pastores

Ministro do STF determinou que Advocacia-Geral da União e Procuradoria-Geral da República se manifestem na sequência

BandNews FM

Mendonça dá 10 dias para Planalto explicar sigilo sobre visita de pastores
Mendonça dá 10 dias para Planalto explicar sigilo sobre visita de pastores
Foto 1: Reprodução/Foto 2: Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal, André Mendonça, deu prazo de 10 dias para que a Presidência da República preste esclarecimentos sobre o sigilo de 100 anos sobre as reuniões entre o presidente Jair Bolsonaro e pastores envolvidos com lobby que teriam negociados recursos do Ministério da Educação com prefeitos. A decisão foi divulgada nesta quinta-feira (02), mas foi despachada na quarta (01).

A decisão atende a um pedido do PSB que questiona o período longo de sigilo.

Após manifestação do Planalto, a Advocacia Geral da União e a Procuradoria Geral da União terão 5 dias para enviar as manifestações.

O caso será remetido diretamente ao plenário da Corte.

Na ocasião em que negou acesso aos registros de entrada dos pastores no Palácio do Planalto, o Gabinete de Segurança Institucional afirmou que cumpria a Lei Geral de Proteção de Dados.

Mais de 60 entradas dos religiosos foram registradas no Planalto desde o início do governo, mas não foram detalhados os encontros diretamente com o presidente da República.

A presença dos pastores no dia a dia do Ministério da Educação passou a ser foco da oposição após o então ministro Milton Ribeiro falar que liberava recursos para prefeituras indicadas pelos religiosos, seguindo uma recomendação do presidente Jair Bolsonaro.

Tópicos relacionados