BandNews FM

Mercadante toma posse no BNDES e defende queda de juros

Lula também discursou e cobrou a redução da taxa

Rádio BandNews FM

Presidente do BNDES, Aloisio Mercadante
Presidente do BNDES, Aloisio Mercadante
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ex-ministro Aloizio Mercadante tomou posse como presidente do BNDES, nesta segunda-feira (6), na sede do banco, no centro do Rio de Janeiro. Entre os assuntos discutidos durante o evento estavam a diminuição da taxa de juros, reforma tributária e a reindustrialização do Brasil.

Na cerimônia, o presidente Lula defendeu a participação do BNDES na diminuição da taxa de juros que, segundo ele, não tem justificativa para estar alta.

Atualmente, a taxa básica de juros, a Selic, está em 13,75% ao ano. "Não existe nenhuma justificativa para a taxa de juros a 13,5% (sic), é só ver a carta do Copom para ver a vergonha que é esse aumento de juros e a explicação que deram para sociedade brasileira", afirmou o presidente.

Lula defendeu os investimentos do banco como forma de o Brasil voltar a crescer. Lula condenou o fato de 33 milhões de pessoas passarem fome no país. O presidente afirmou que, se a economia não cresce, o povo não cresce.

Entre as autoridades presentes no evento estavam o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a ex-presidente da República Dilma Rousseff, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o governador Cláudio Castro, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o deputado Marcelo Freixo. A esposa de Lula, Janja, também esteve presente.