BandNews FM

Ministério Público investiga promotora que atuou no caso de criança estuprada

Promotora Mirela Dutra Alberton foi “resistente” a interrupção da gravidez decorrente de estupro

Rádio BandNews FM

Ministério Público investiga promotora que atuou no caso de criança estuprada
Ministério Público investiga promotora que atuou no caso de criança estuprada
Foto: Reprodução

A promotora Mirela Dutra Alberton, que atuou no caso da menina de 11 anos que teve um aborto legal negado após ser estuprada, é alvo de duas apurações sobre a conduta no caso. A criança descobriu a gravidez em maio, quando procurou o serviço do Hospital Universitário em Florianópolis para interromper a gravidez decorrente de estupro. A unidade negou o atendimento e o caso foi parar na Justiça.

O Conselho Nacional do Ministério Público e a Corregedoria-Geral do Ministério Público de Santa Catarina vão apurar a conduta da promotora, que durante audiência na Vara da Infância de Tijucas, na Grande Florianópolis, teria induzido a criança a desistir do aborto.

Áudios da audiência revelados pelo The Intercept Brasil e pelo portal Catarinas mostram a promotora afirmando: “A gente mantinha mais uma ou duas semanas apenas a tua barriga, porque, para ele ter a chance de sobreviver mais, ele precisa tomar os medicamentos para o pulmão se formar completamente. Em vez de deixar ele morrer – porque já é um bebê, já é uma criança –, em vez de a gente tirar da tua barriga e ver ele morrendo e agonizando”.

Segundo o Ministério Público de Santa Catarina, o Corregedor-Geral Fábio Strecker Schmitt iniciou o procedimento disciplinar assim que tomou conhecimento dos fatos pela imprensa e avisou a Conselho Nacional do Ministério Público. O processo corre em segredo de justiça.

No CNMP, ainda na segunda-feira (20), quando da divulgação dos áudios, o conselheiro Oswaldo D'Albuquerque determinou a abertura de um procedimento disciplinar.

A juíza Joana Ribeiro Zimmer, responsável até então pelo processo que negava o aborto previsto em lei, também tem os atos apurados pela Corregedoria do Tribunal de Justiça de Santa Catarina e pelo Conselho Nacional de Justiça.

Joana deixou o caso na semana passada ao ser transferida para a comarca de Brusque, no Vale do Itajaí. Ela recebeu uma promoção por “merecimento” e deixou a Vara da Infância de Tijucas.

Segundo a defesa da família da menina, a Justiça determinou a saída da criança do abrigo em que estava e a mãe voltará a cuidar da menina. O procedimento de aborto legal ainda é discutido na Justiça.

Conforme o colunista de Poder Judiciário da BandNews FM, Rodrigo Haidar, a Constituição garante o aborto legal em caso de estupro, sem o estabelecimento de março temporal para a realização do procedimento. Por isso, avalia o colunista, houve erro da juíza e violência institucional ao longo do caso.

Haidar ainda pontuou que a maior sanção que a juíza deve receber por conta da atuação errática no processo é uma “advertência”.