BandNews FM

Oinegue: Ministros do STF mostram civilidade com o Estado Democrático de Direito

Jornalista ressalta comportamento de harmonia entre as instituições federais do Brasil

Rádio BandNews FM

Edson Fachin afirmou ter "elevada consideração" pelas Forças Armadas
Edson Fachin afirmou ter "elevada consideração" pelas Forças Armadas
Foto: Agência Brasil

O âncora do BandNews No Meio do Dia e do Jornal da Band, Eduardo Oinegue, elogia as atitudes dos ministros do Supremo Tribunal Federal Luiz Edson Fachin e Gilmar Mendes. Segundo o jornalista, os magistrados estabeleceram um clima de harmonia e civilidade entre instituições brasileiras.

Oinegue se refere ao posicionamento do presidente do Tribunal Superior Eleitoral sobre a carta do ministro da Defesa em que Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira alega não ter sido possível realizar uma discussão apropriada sobre as urnas eletrônicas, e que as Forças Armadas não se sentiram prestigiadas por conta disso.

Em sua resposta, Edson Fachin afirmou ter "elevada consideração" por essa e todas as outras organizações pertencentes ao Estado Democrático de Direito. Já Gilmar Mendes disse que não há estranhamento entre STF e Forças Armadas, e que sempre houve espírito de colaboração entre as instituições.

Para Eduardo Oinegue, ambos poderiam ter optado pelo o que chamou de "respostas tóxicas", mas a preferência foi por falas cuidadosas: “Eles sentiram o peso da responsabilidade do cargo, a importância de um comportamento de respeito à sociedade brasileira, ao estado democrático de direito e as eleições [...] esse cuidado eles tiveram”.

O jornalista afirma que brigas entre as instituições não podem e nem devem acontecer, uma vez que, na opinião dele, o respeito e a civilidade são os pilares de uma democracia fortalecida: “Esse cuidado a mais que eles tiveram tem que ser replicado por mais vezes. Assim, o Brasil entraria em um ambiente de debates de ideias, debates entre pontos de vista, não de uma guerra que só serve para aumentar o ódio e a polarização”.