Polícia Civil realiza ação contra monopólio de empresa ilegal de internet, telefonia e TV a cabo em comunidades do RJ

Objetivo é desarticular a quadrilha que se associa a facções criminosas

BandNews FM

Além disso, os traficantes vandalizam as instalações de rede das de outras empresas. Rovena Rosa / Agência Brasil
Além disso, os traficantes vandalizam as instalações de rede das de outras empresas.
Rovena Rosa / Agência Brasil

Donos de uma empresa provedora de internet, telefonia e TV a cabo são os principais alvos da Operação Tráfico.com da Polícia Civil nesta quinta-feira (18).

O objetivo da corporação é desarticular a quadrilha que se associa a facções criminosas, como o Comando Vermelho, para explorar serviços com exclusividade nas favelas do Rio de Janeiro.

Segundo as investigações são cerca de 20 mil clientes e um faturamento bruto mensal de mais de um milhão de reais.

A empresa prestadora de serviços paga valores mensais aos chefes de tráfico de diferentes comunidades para que outras companhias sejam impedidas de prestas os mesmos serviços naquele local.

A polícia civil, classifica a ação como monopólio que favorece provedor do crime organizado.

De acordo funcionários de outras empresas prestadoras de serviço de telefonia, internet e TV a cabo, os técnicos das empresas que tentam instalar pontos de internet nas comunidades são expulsos com ameaças com armas de fogo pelos traficantes.

Além disso, os traficantes vandalizam as instalações de rede das de outras empresas, bem como cortam cabos, ateiam fogo nos equipamentos e impedem o reparo de redes já instaladas.

Durante a investigação, a Polícia descobriu que as comunidades Cabo Frio, São João de Meriti e Niterói, dominadas pelo Terceiro Comando Puro, também contam com a atuação da empresa criminosa.