BandNews FM

Produção industrial tem alta de 0,3% de abril para maio

Essa foi a quarta alta consecutiva, mas ainda abaixo do patamar pré-pandemia

BandNews FM

Segundo o IBGE, no ano, a indústria acumula queda de 2,6%
Segundo o IBGE, no ano, a indústria acumula queda de 2,6%
Reuters/Nacho Doce

A produção industrial sobe 0,3% na passagem de abril para maio. Esse é o quarto resultado positivo consecutivo envolvendo o setor nos últimos meses. A informação é da Pesquisa Industrial Mensal, divulgada nesta terça-feira (5) pelo IBGE.

De acordo com o levantamento,19 das 26 atividades pesquisadas apontaram avanço na produção. Entre elas, máquinas e equipamentos, com crescimento de 7,5%, e veículos automotores, reboques e carrocerias, com índice de 3,7%, foram as que apresentaram os melhores resultados.

Na análise da colunista de economia da BandNews FM, Juliana Rosa, apesar dos números serem relativamente baixos, eles apresentam uma melhora no cenário, que foi impactado pela pandemia e a guerra na Ucrânia.

Para o economista e gerente de Estudos Econômicos da Firjan, Jonathas Goulart, apesar do resultado positivo de maio, o setor produtivo brasileiro ainda convive com os efeitos da falta de insumos, do alto custos de produção e da recuperação lenta da atividade econômica.

De acordo com Pesquisa Industrial Mensal, indústrias extrativas e produtos químicos lideram as sete atividades que apresentaram maiores reduções.

O estudo mostrou ainda que em relação a abril, três das quatro grandes categorias econômicas tiveram avanço na produção. Bens de capital, com resultado de 7,4%, e bens de consumo duráveis, com 3%, tiveram as taxas mais acentuadas em maio.

Segundo o IBGE, no ano, a indústria acumula queda de 2,6%. Em 12 meses, a retração é de 1,9%.

Tópicos relacionados