BandNews FM

Secretários americanos visitam Ucrânia e prometem mais armas

Presidente ucraniano se reuniu com autoridades americanas na esperança que mais ajuda seja destinada ao país

Rádio BandNews FM

Austin disse que Ucrânia será armada até que "a Rússia seja enfraquecida"
Austin disse que Ucrânia será armada até que "a Rússia seja enfraquecida"
Foto: Reuters

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, disse nesta segunda-feira (25) que a Ucrânia será armada até que "a Rússia seja enfraquecida".

Na primeira viagem de membros do alto-escalão do governo norte-americano a Kiev, Lloyd e o secretário dos Estados Unidos de Estado, Antony Blinken, afirmaram que é preciso ver a Rússia enfraquecida a ponto de não poder fazer o tipo de coisa que fez ao invadir a Ucrânia.

Ambos chegaram no domingo à noite (24) na capital ucraniana e se reuniram com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e autoridades americanas.

Segundo os americanos, a vitória da Ucrânia no conflito é possível, desde que o país tenha os armamentos corretos.

Zelensky espera que Joe Biden também visite a Ucrânia quando a situação melhorar no país. Mas ainda não há uma data concreta para isso ocorrer.

OUTRAS CONVERSAS

Dois meses depois do início da guerra no Leste Europeu, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que conversou com o presidente da Turquia e pediu a ele para que convença a Rússia a abrir corredores humanitários na região portuária de Mariupol.  

A maior parte da cidade foi tomada por tropas russas na semana passada e milhares de civis não conseguiram deixar os abrigos até agora.  

O turco Recep Erdogan é um aliado histórico de Moscou, mas que tem se mantido praticamente neutro na guerra.

Tópicos relacionados