BandNews FM

SP: Museu do Ipiranga inaugura mirante para público acompanhar evolução das obras

Governo de São Paulo pretende entregar o espaço totalmente reformado em setembro de 2022, para as comemorações do bicentenário da independência

Rádio BandNews FM

O primeiro andar do observatório contará com uma área multimídia, onde será possível acompanhar a série “Diário da Obra”
O primeiro andar do observatório contará com uma área multimídia, onde será possível acompanhar a série “Diário da Obra”
Foto: Helio Nobre/MP

A saudade que o paulistano tem de visitar o Museu do Ipiranga não é pouca. Fechado desde 2013 para obras de restauração e ampliação, a construção da zona sul de São Paulo, uma das mais icônicas e importantes da cidade, deve ser reaberta à visitação do público apenas no ano que vem, no bicentenário da Independência do Brasil. Contudo, agora será possível matar ao menos um pouquinho da vontade de estar no edifício-monumento novamente.

A partir deste sábado (26), o Parque da Independência passará a contar com o “Observatório da Obra do Novo Museu do Ipiranga”, um espaço dedicado ao público que deseja acompanhar mais de perto o progresso das obras e todo o processo de restauração e ampliação do Museu.

O pavilhão de dois andares e 60m² terá entrada gratuita e funcionará – com exceção da data de inauguração e de feriados – de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. A entrada será pelo portão da Rua Xavier de Toledo. Para evitar aglomerações, será preciso agendar a visita com antecedência, pelo site da atração.

O que o visitante pode esperar

Em entrevista à BandNews FM nesta sexta-feira (25), o professor da Universidade de São Paulo e vice-diretor do Museu do Ipiranga, Amâncio Oliveira, destacou o que os paulistanos que visitarem a novidade podem esperar: “É uma oportunidade de matar um pouco da saudade do museu. A estrutura, que está entre o Museu do Ipiranga e o Jardim Francês, possui uma vista privilegiada desses dois elementos. Os visitantes poderão acompanhar a evolução das obras, entender como elas estão acontecendo e o que os está aguardando na inauguração de setembro de 2022”, descreve.

O primeiro andar do observatório contará também com uma área multimídia, onde será possível acompanhar seis episódios da série “Diário da Obra”, que mostra todos os avanços do projeto de recuperação do museu, desde o início até o seu estágio atual.

No bate-papo com Sheila Magalhães e Ivan Brandão, o professor enfatiza a necessidade de o público seguir a todos os protocolos sanitários necessários durante as visitas, e pede para que a população não vá ao mirante sem o agendamento prévio.

Acompanhe a entrevista na íntegra:

Tópicos relacionados