BandNews FM

SP recebe nova remessa da AstraZeneca e voltará a aplicar 2ª dose do imunizante

Apesar das novas vacinas, capital continua aplicando vacinas da Pfizer como alternativa

Rádio BandNews FM

A cidade de São Paulo está sem o imunizante Oxford/AstraZeneca desde sexta-feira (10)
A cidade de São Paulo está sem o imunizante Oxford/AstraZeneca desde sexta-feira (10)
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O estado de São Paulo recebeu do Ministério da Saúde 458 mil doses de AstraZeneca, e deverá normalizar em breve a aplicação da 2ª dose do imunizante contra a Covid-19.

Segundo a coordenação do Plano Estadual de Imunização, o lote, recebido nesta quarta-feira (15), será dividido e distribuído para todos os municípios. De acordo com a apuração da reportagem, a capital ainda não tem a informação de quando receberá as doses e continua aplicando as vacinas da Pfizer como alternativa, no modelo de intercambialidade da vacina.

A cidade está sem o imunizante Oxford/AstraZeneca desde sexta-feira (10), e mais de 200 mil pessoas tiveram de completar o ciclo com a vacina da farmacêutica norte-americano em parceria com a BioNTech.

Entrave SP X Ministério da Saúde

No último domingo (12), o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), chegou a afirmar que recorreria ao Supremo Tribunal Federal (STF) caso o estado não recebesse 1 milhão de doses da vacina da AstraZeneca do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde a que afirmava ter direito.

A pasta negava dever essas doses e dizia que a escassez em São Paulo se devia ao fato de autoridades paulistas terem usado as doses reservadas para a segunda aplicação para acelerar a primeira, afirmação contestada pela Secretaria de Saúde paulista.

Diante do entrave, o STF decidiu, em uma outra ação movida pelo governo de São Paulo, que o Ministério da Saúde deveria garantir a segunda dose das vacinas ao estado.

Tópicos relacionados