BandNews FM

UFMG sofre quase 40% de cortes no orçamento e assistência estudantil pode ser afetada

A universidade sofre com dois tipos de cortes; um pelo Ministério da Educação e outro por uma determinação presidencial

BandNews FM 14/06/2021 • 18:48
Universidade teve queda no orçamento em relação ao ano de 2020
Universidade teve queda no orçamento em relação ao ano de 2020
Lucas Braga/UFMG

Uma das instituições de ensino de referência na assistência estudantil no Brasil, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) sofre com cortes no orçamento. A redução pode afetar, inclusive, os auxílios fornecidos aos alunos.  

Com o veto presidencial que reduziu o orçamento do Ministério da Educação, as verbas destinadas à UFMG caíram 26,72% em comparação com 2020. Em seguida, com um bloqueio federal de recursos, a universidade sentiu novamente os impactos financeiros.

Somando os dois cortes, o orçamento da instituição teve uma queda de mais de 36% em comparação ao ano passado.

Além das contas básicas, a redução deve afetar ainda a assistência estudantil, que engloba o fornecimento de moradia para estudantes de baixa renda, alimentação nos restaurantes universitários e demais auxílios que são oferecidos aos estudantes. Mais da metade dos alunos da UFMG vieram de escolas públicas.

A universidade lidera, atualmente, mais de 200 pesquisas sobre o coronavírus e os cortes podem afetar o desenvolvimento, até mesmo, de uma vacina contra a doença. Todos os sete estudos para a criação de um imunizante estão em estudos pré-clínicos e procuram atestar a capacidade da substância de provocar uma resposta imune do organismo. Uma delas pode ser a primeira vacina contra o coronavírus criada no Brasil.

  • UFMG
  • minas gerais
  • educação
  • cortes
  • universidade