BandNews FM

UFMG sofre quase 40% de cortes no orçamento e assistência estudantil pode ser afetada

A universidade sofre com dois tipos de cortes; um pelo Ministério da Educação e outro por uma determinação presidencial

BandNews FM

Universidade teve queda no orçamento em relação ao ano de 2020
Universidade teve queda no orçamento em relação ao ano de 2020
Lucas Braga/UFMG

Uma das instituições de ensino de referência na assistência estudantil no Brasil, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) sofre com cortes no orçamento. A redução pode afetar, inclusive, os auxílios fornecidos aos alunos.  

Com o veto presidencial que reduziu o orçamento do Ministério da Educação, as verbas destinadas à UFMG caíram 26,72% em comparação com 2020. Em seguida, com um bloqueio federal de recursos, a universidade sentiu novamente os impactos financeiros.

Somando os dois cortes, o orçamento da instituição teve uma queda de mais de 36% em comparação ao ano passado.

Além das contas básicas, a redução deve afetar ainda a assistência estudantil, que engloba o fornecimento de moradia para estudantes de baixa renda, alimentação nos restaurantes universitários e demais auxílios que são oferecidos aos estudantes. Mais da metade dos alunos da UFMG vieram de escolas públicas.

A universidade lidera, atualmente, mais de 200 pesquisas sobre o coronavírus e os cortes podem afetar o desenvolvimento, até mesmo, de uma vacina contra a doença. Todos os sete estudos para a criação de um imunizante estão em estudos pré-clínicos e procuram atestar a capacidade da substância de provocar uma resposta imune do organismo. Uma delas pode ser a primeira vacina contra o coronavírus criada no Brasil.

Tópicos relacionados