BandNews FM

Witzel pede proteção policial como condição para depor novamente na CPI

Ex-governador do Rio deve depor nesta sexta-feira, mas defesa afirma que ele só vai sob proteção.

Rádio BandNews FM

Witzel pede proteção policial como condição para depor novamente na CPI
Witzel pede proteção policial como condição para depor novamente na CPI
Fernando Frazão/Agência Brasil

A defesa de do ex-governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, pede proteção policial para ele e aos familiares como condição para prestar um novo depoimento à CPI da Pandemia.

A solicitação encaminha à presidência da comissão no Senado foi protocolada nesta segunda-feira (05) e, segundo o advogado de Witzel, as informações que serão passadas aos senadores são graves e envolvem autoridades, o que o colocaria em risco.

O novo depoimento de Witzel estava marcado para o dia 09 de julho.

Mesmo assim, Witzel compareceu a uma sessão da CPI. O ex-governador, no entanto, abandonou a reunião com os senadores ao ser questionado sobre a compra de respiradores em seu governo. Ele foi questionado sobre as medidas que tomou para o combate da pandemia e afirmou que ouviu especialistas sobre a imunidade de rebanho e isolamento vertical e que isso “não seriam suficientes para o Rio de Janeiro”.

O ex-governador ainda falou, sem apresentar provas, que grupos milicianos estão por trás da gestão na saúde do Rio de Janeiro e que, para falar dos nomes, pediu um depoimento em uma sessão fechada da CPI sob proteção policial.

Witzel ainda responsabilizou o governo federal pelas mortes atuais no Brasil e reafirmou o descaso de Bolsonaro em razão da pandemia:  “O presidente deixou os governadores à mercê da desgraça que viria”.

Sobre as declarações envolvendo insinuações sobre a família do presidente, o ex-governador recebeu um prazo de até 15 dias para dar explicações sobre as falas na CPI da Pandemia. A determinação foi feita no dia 28 de junho pela Justiça do Rio, após pedido da defesa do senador Flávio Bolsonaro, que acusa Witzel de "atacar sua honra”.

Tópicos relacionados