Notícias

45 caminhões são autuados durante fiscalização do MT no Porto do Rio

Segundo a pasta, as condições de serviço ofereciam riscos aos caminhoneiros

Por Guilherme Faria (sob supervisão)

Fiscalização do Ministério do Trabalho no Porto do Rio
Fiscalização do Ministério do Trabalho no Porto do Rio
Divulgação

45 caminhões foram autuados durante fiscalização do Ministério do Trabalho em empresas que atuam no Porto do Rio e no de Itaguaí, na Baixada Fluminense. Segundo a pasta, as condições de serviço ofereciam riscos aos caminhoneiros. Ao todo, 83 caminhões foram abordados nesta terça-feira (16). As ações continuam até a próxima quinta (18).  

A segunda fase da Operação Porto Seguro é um desdobramento da ação que apura denúncias de desrespeito às leis trabalhistas nos locais. A primeira fase foi realizada no dia 13 de março. Na ocasião, vinte e cinco caminhões foram impedidos de entrar nas dependências do Porto do Rio. Um foco do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, foi encontrado e duas operações portuárias foram paralisadas devido a irregularidades.

Segundo o Ministério do Trabalho, mais de oitenta auditores fiscalizam os portos e caminhões que entram e saem das instalações no município da Baixada Fluminense e na Zona Portuária da capital.

A coordenadora da operação, Bárbara Rigo, explica quais medidas serão tomadas em relação às irregularidades encontradas:

"Vão ser realizadas algumas autuações, possíveis interdições e embargos, se houver a necessidade, mas a fiscalização vai proceder, vai prosseguir, depois das ações que vão ser realizadas esta semana, com a entrega dos documentos apresentados pelas empresas e notificados por nós."

Tópicos relacionados