Notícias

Câmara aprova feriadão durante cúpula do G20 no Rio

Os dias 18 e 19 de novembro deste ano devem ser feriados na cidade do Rio

Por Guilherme Faria (sob supervisão)

Esta é a primeira vez que o Brasil assume o G20
Esta é a primeira vez que o Brasil assume o G20
Agência Brasil

Os dias 18 e 19 de novembro deste ano devem ser feriados na cidade do Rio. O projeto de lei foi aprovado pela Câmara de Vereadores nesta quarta-feira (17) e segue para sanção ou veto do prefeito Eduardo Paes, responsável pelo envio do projeto.

A medida acontece em decorrência da realização da Cúpula do G20 na capital fluminense. O Rio deve ter um "megaferiadão" no período, "emendando" os feriados da Proclamação da República, no dia 15 de novembro, que cai em uma sexta-feira, e o Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, na quarta-feira seguinte.  

O objetivo é reduzir a circulação de pessoas na cidade, para facilitar o deslocamento dos líderes mundiais e suas comitivas pelo Rio. A estratégia já foi utilizada em outros grandes eventos, como nos Jogos Olímpicos de 2016. 

O texto original recebeu apenas uma emenda criada pelos vereadores, que prevê a inclusão das indústrias situadas em áreas das Zonas Norte e Oeste da cidade, além de padarias e estabelecimentos que desenvolvam as atividades por meio de trabalho remoto, entre as atividades que não serão paralisadas.  

No projeto de lei já estavam incluídos comércio de rua, bares e restaurantes, hotéis, hospedarias e pousadas, centros e galerias comerciais e shopping centers, estabelecimentos culturais como teatros, cinemas e bibliotecas, e pontos turísticos como setores não contemplados pelo feriado.

O Rio de Janeiro será sede do G20 em novembro. O Grupo os 20 reúne as 19 maiores economias do mundo, a União Europeia e, a partir deste ano, a União Africana. Países convidados também participarão do encontro no fim do ano.

Tópicos relacionados