Após denúncia da BandnNews FM, a Comlurb realiza a limpeza em uma área de mata às margens de dois recuos do Elevado do Joá, na pista sentido Barra da Tijuca. Apesar de retirar mais da metade do lixo despejado, a equipe ainda vai precisar voltar à área com um rapel para remover o material que está na encosta.
Na manhã desta quinta-feira (23), a reportagem flagrou muito lixo perecível, resto de roupa, comida, entulho, pedaços de madeira e até roupa. Havia também forte odor de urina e fezes, no primeiro recuo próximo à São Conrado.
O motorista de aplicativo Jonas Medeiros diz que precisou ir ajudar um amigo que enguiçou com o veículo no local e percebeu a quantidade de material descartado irregularmente.
Procurada, a Subprefeitura da Zona Sul informou que não recebeu denúncia sobre lixo e entulho no refúgio.
O subprefeito da região, Flávio Valle, diz que muitas vezes o recuo do Elevado do Joá é usado por motoristas que compram quentinhas e não têm onde comer. O local, no entanto, é destinado apenas para situações de emergência. Segundo o subprefeito, após a refeição as pessoas jogam o lixo na pista e na encosta.
A Subprefeitura ainda informou que realiza diariamente a limpeza da área.