A Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Rio derruba construções irregulares no Morro do Quieto, na Zona Norte do Rio. As demolições acontecem perto entrada do Túnel Noel Rosa e são feitas manualmente por causa da impossibilidade do acesso de máquinas.
O local é alvo de denúncias da BandNews FM há pelo menos quatro anos. Casas e até prédios são levantados de maneira desordenada e ainda causam desmatamento no morro onde são construídos.
A ação, desta quinta-feira (31), contou com o apoio da Polícia Militar e da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente. A força-tarefa agiu após denúncias da expansão em área de reflorestamento.
Nos últimos dias, a Prefeitura fez uma vistoria, com apoio de policiais da UPP da região, e constatou a invasão de oito estruturas que desmataram vegetação de Mata Atlântica. As construções estavam desocupadas.
O Plano Diretor da cidade restringe a ocupação nessa área. Ainda segundo a Prefeitura, por ser um território de difícil acesso com inclinação elevada e dominado pelo tráfico de drogas, as casas vinham sendo erguidas aos poucos. Essa é a terceira operação da Prefeitura para demolir construções irregulares na região.
Em abril está previsto o início das obras de conservação do Túnel Noel Rosa. O prazo para término é de 15 meses.