Notícias

Conheça carro voador da Embraer que promete democratizar o transporte aéreo

Aeronave foi desenvolvida pela Eve, uma spin-off da Embraer, e deve ser chegar ao mercado em 2026

Da Redação

eVTOL
eVTOL
Reprodução

A Embraer-X está lançando um carro voador que, segundo a empresa, promete democratizar o acesso ao transporte aéreo no mundo. A aeronave, chamada oficialmente de eVTOL (que significa veículo elétrico de pouso de decolagem vertical), foi desenvolvida pela Eve, uma spin-off da Embraer, deve ser chegar ao mercado em 2026 e foi um dos temas do We Summit Rio 2024, um dos dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo.

Daniel Moczydlower, CEO da Embraer-X, conversou com a reportagem da BandNews FM durante o evento e deu mais detalhes do eVTOL. "É um veículo 100% a bateria elétrica, quer dizer, se você abastece com energia inovável, é zero emissões de carbono. Ele decola na vertical como um helicóptero, depois ele voa em cima da asa igual a um avião. Por isso ele é muito mais eficiente que um helicóptero e também tem uma manutenção muito mais simples".

"Isso faz com que o custo diminua e o preço da passagem, que eu acho que é o que interessa, fica muito mais acessível. A nossa visão é que esse veículo vai democratizar mais ainda o acesso ao transporte aéreo. Qualquer pessoa que hoje consegue pagar uma corrida de táxi comum, o táxi terrestre para andar no solo, quando quando precisar economizar tempo, vai pagar um preço parecido e vai poder fazer um vôo de 10, 15 minutos para economizar duas a três horas de engarrafamento", afirma Daniel.

Outra vantagem apontada pela empresa e que deve contribuir é contar com uma infraestrutura muito mais simples para decolagem em comparação a outros veículos aéreos. "A gente vê que um dos casos mais típicos vai ser o passageiro querendo chegar rápido ao aeroporto, principalmente o aeroporto que é mais longe da cidade. São exemplos que a gente vê que o eVTOL vai ajudar muito". 

"Em uma das pontas ele vai pousar ou decolar em um aeroporto, mas na outra ponta a ideia é que não. Que ele possa sair de um lugar que pode ser um estacionamento de shopping, pode ser do topo de um edifício. Vai ter uma estrutura que a gente está chamando de vertiporto, que é muito mais simples do que um heliporto, que não tem combustível inflamável, não tem área classificada, então é muito mais rápido para montar essa estrutura. Para quem já está acostumado com o carro elétrico, vai ser um carregador de bateria rápido, especial para o uso aeronáutico, que a gente vai plugar para fazer a recarga da bateria e o veículo decola", explica.  

Web Summit Rio 2024

O Web Summit Rio 2024 é um dos dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo e acontece até a próxima quinta-feira (18) no Rio Centro. O evento terá cinco pavilhões de muita informação e tecnologia sobre o futuro, mais de 600 palestras e quase mil startups presentes.  

Entre as atrações confirmadas estão Fábio Coelho, CEO do Google Brasil, Luiza Trajano, presidente do Conselho de Administração da Magazine Luiza, Tyler Li, presidente da BYD Brasil, Gabriela Comazzetto, líder de soluções globais do TikTok na América Latina, Justina Nixon-Saintil, vice-presidente da IBM, dos músicos Gilberto Gil e KondZilla, entre outros nomes aguardados.  

Entre os principais assuntos que serão tratados nos palcos do evento estão marketing, inteligência artificial, saúde, criptomoedas, comércio eletrônico, big data e muito mais. A expectativa dos organizadores é receber 40 mil pessoas por dia e gerar a circulação de cerca de R$ 33 milhões.  

A BandNews FM é media partner do Web Summit Rio 2024 e terá um estande no local. A emissora fará uma cobertura completa do evento e trará informações ao vivo ao longo de toda a programação. 

Tópicos relacionados