Notícias

Faixas exclusivas da Av. Brasil começam a valer neste sábado (30)

Motoristas que trafegam pela via, entre Deodoro, na Zona Oeste, e o Terminal Gentileza, na Zona Portuária do Rio, estão proibidos de acessar às pistas

Por Priscila Xavier

Trecho da Faixa Seletiva
Trecho da Faixa Seletiva
Centro de Operações da Prefeitura

A partir deste sábado (30), motoristas que trafegam pela Avenida Brasil, entre Deodoro, na Zona Oeste, e o Terminal Gentileza, na Zona Portuária do Rio, estão proibidos de acessar às faixas exclusivas, destinadas aos ônibus do BRT TransBrasil.

Com o início integral das operações do corredor, a faixa vai ser destinada somente ao BRT. Já nos trechos com duas faixas, enquanto o BRT circula na faixa segregada, a da direita da seletiva poderá ser usada por ônibus, veículos de serviço e táxis.  

De acordo com a secretária Municipal de Transportes, Maína Celidônio, essa ainda é uma fase experimental do BRT TransBrasil. No entanto, a chefe da pasta destaca a necessidade de colocar as regras em rigor para a adaptação da população.

O corredor TransBrasil começa a funcionar após sete anos do início das obras. O sistema vai ligar a Zona Oeste, pelo Terminal Deodoro, à Zona Portuária, pelo Terminal Gentileza. O sistema também vai se conectar aos corredores TransOlímpica e TransCarioca.

De acordo com a Prefeitura do Rio, o trecho vai ser monitorado por pelo menos 186 câmeras da CET-Rio. 

Tópicos relacionados