Notícias

Lewandowski deve renovar permanência da Força Nacional no Rio de Janeiro

Força Nacional vem atuando na segurança pública do Rio de Janeiro desde o dia 16 de outubro

Por Pedro DobalJoão Videira (sob supervisão)

Faltam apenas acertar detalhes sobre o período de prorrogação
Faltam apenas acertar detalhes sobre o período de prorrogação
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O Ministério da Justiça deve renovar a permanência da Força Nacional no Rio de Janeiro. A BandNews FM apurou que falta apenas acertar detalhes sobre o período de prorrogação.

Na quarta-feira, o governador Cláudio Castro enviou um ofício ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, oficializando a demanda.

No documento, Castro não deu a duração desejada. Caso acatada, essa seria a segunda prorrogação. Diante da crise na segurança pública do Rio, a atuação foi autorizada pela gestão de Flávio Dino após manifestação do Palácio Guanabara na esteira da escalada da violência.

No último dia 20, Castro foi a Brasília para uma audiência e falou com Ricardo Lewandowski. Segundo apurou a BandNews FM, a conversa abordou genericamente a pauta da segurança.

Apesar de não ser notada pelos ouvintes, a Força Nacional vem atuando na segurança pública do Rio de Janeiro desde o dia 16 de outubro. Inicialmente cerca de 300 homens foram enviados ao estado para reforçar o policiamento e coibir o tráfico de armas e drogas em rodovias federais, portos e aeroportos.  

A BandNews FM revelou em janeiro que, sem apreender armas e drogas, a Força Nacional no Rio custou R$ 8,2 milhões até aquele mês. À época, de acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, 13 pessoas foram presas pelas equipes.

Em nota, o Ministério da Justiça e Segurança Pública informou que recebeu o pedido na manhã desta quinta-feira (28) e disse que a solicitação está em análise.

Tópicos relacionados