Notícias

Morador de Saquarema notificou as autoridades sobre pitbulls antes de ataque

A denúncia foi feita três meses antes do caso com a escritora Roseana Murray

Por Myllena Vianna

Roseana Murray, escritora atacada por Pitbulls em Saquarema
Roseana Murray, escritora atacada por Pitbulls em Saquarema
Reprodução/Internet

Vai prestar depoimento à Polícia Civil nesta terça-feira (16), um morador que denunciou outros ataques dos pitbulls que feriram a escritora Roseana Murray, de 73 anos, em Saquarema, na Região dos Lagos. A denúncia foi feita três meses antes.

O morador, que afirma também ter sido atacado em janeiro, registrou um boletim de ocorrência e notificou a Prefeitura de Saquarema que a casa onde ficavam os animais estava com o portão quebrado, possibilitando a saída deles.  

O morador, que preferiu não se identificar, conta que estava passeando com o cachorro durante a manhã, quando foi atacado pelos pitbulls.  

“Eu estava passeando com meu cachorro e me deparei com dois pitbulls, rosnando, parado assim no meio da rua, mas impôs um certo respeito, porque eles ficaram os dois avançando na nossa direção. E ele mordeu, o meu cachorro. Foi aí que eu dei um tipo empurrão nele, e ele me pegou deu uma mordida na mão, meio que de raspão, e aí nisso um outro homem já veio assim, com uma barra, sei lá, um pau que ele pegou, uma madeira, não sei, mas ele acabou fazendo um movimento, o cachorro foi pra cima dele, aí um tentando morder o cara, o outro tentando morder o outro, e aí eu fui conseguindo sair pela vegetação por trás, eu sei que eles conseguiram meio que afastar os pitbulls assim, eles foram recuando, consegui voltar, né, pra direção da minha casa, enfim, voltei com meu cachorro, a minha mão tava sangrando”.

Procurada, a Polícia Civil afirmou que o registro do morador foi feito por meio da Delegacia Online e que o denunciante chegou a ser intimado, mas não compareceu à unidade para fornecer mais informações. Já a Prefeitura de Saquarema não se pronunciou.  

Na última quarta-feira (10), a Justiça do Rio determinou que os tutores dos pitbulls, que tinham sido presos, respondam ao processo em liberdade. Eles são acusados de maus-tratos aos animais.

O desembargador Gilmar Augusto Teixeira substituiu os mandados de prisões preventivas por medidas cautelares, como a manutenção da perda temporária da tutela dos animais apreendidos e a proibição de aquisição de outros animais domésticos até o julgamento do habeas corpus. 

Roseana Murray teve um braço amputado e uma orelha dilacerada após o ataque dos três pitbulls, no dia 5 de abril, e permanece internada no Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo. De acordo com a unidade, ela pode receber alta até este fim de semana.  

A escritora planeja fazer um sarau no hospital onde está. No fim de semana passado, a autora fez uma postagem com referências literárias para falar da recuperação.

Ela comparou os cães que a atacaram com Cérbero, cachorro mitológico de três cabeças que tomava conta da passagem dos recém-mortos para o outro mundo.

Em nota, os tutores dos pitbulls lamentaram o episódio e afirmaram que pretendem prestar assistência à família da vítima e à escritora. 

Tópicos relacionados