Notícias

Moradores de Belford Roxo denunciam que coleta de lixo não é realizada

Em nota, a Prefeitura de Belford Roxo informou que a empresa Força Ambiental, que fazia a coleta de lixo foi afastada por causa de uma ação judicial

Por Priscila Xavier

Lixo acumulado
Lixo acumulado
foto: cedida

Moradores de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, denunciam que a coleta de lixo não é realizada há pelo menos uma semana em todo o município.

Nesta segunda-feira (15), a reportagem da BandNews FM percorreu diversos pontos da cidade e constatou montanhas de lixo que se formaram ao longo das ruas. A Avenida Joaquim da Costa Lima, no Parque São Vicente, é um dos locais mais críticos. Ao longo de toda a via, as calçadas foram tomadas pela sujeira.

Moradora do bairro há 25 anos, a cabeleireira Ana Cláudia Santos afirma que é difícil até mesmo passar pelos locais. Ela também conta que não se lembra quando foi a última vez que a coleta de lixo passou pela região.

Em nota, a Prefeitura de Belford Roxo informou que a empresa Força Ambiental, que fazia a coleta de lixo foi afastada por causa de uma ação judicial movida pela empresa Limppar, que era a responsável pelo serviço.

Em 2021, a BandNews FM revelou que o município havia firmado um contrato sem licitação, em 2019, com a Limppar. A reportagem também apontou que, na época, o antigo dono da empresa, Fernando Trabach, era alvo de uma investigação do Ministério Público.

Ele confessou, em delação premiada, que  pagou propina para realizar a coleta seletiva em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos. A empresa também teve problemas com a prestação do serviço em Maricá, na Região Metropolitana do Rio.

A reportagem aguarda um posicionamento da empresa. 

Tópicos relacionados