Notícias

Paes afirma que melhorias no transporte serão sentidas em até 15 dias

A partir do próximo mês, a Prefeitura do Rio vai pagar R$ 1,78 por quilômetro rodado como subsídio

Leonardo Macachero 22/05/2022 • 22:23
Apenas 24% das linhas de ônibus funcionam conforme determinado
Apenas 24% das linhas de ônibus funcionam conforme determinado
Tomaz Silva/Agência Brasil

Em até 15 dias, a população deve começar a sentir as melhorias no transporte rodoviário na cidade do Rio. A afirmação foi feita pelo prefeito Eduardo Paes neste domingo, quando explicou como vai funcionar o novo sistema envolvendo os ônibus. A partir do próximo mês, a Prefeitura vai pagar R$ 1,78 por quilômetro rodado como subsídio para as empresas de ônibus urbano.  

Paes explicou que as empresas só vão receber o subsídio caso estejam com o GPS ligado e corretamente associado à linha de operação. Em caso de não cumprimento, além de não receber o valor, a empresa também pode perder a concessão.

Um portal será criado para que a população acompanhe a quilometragem dos ônibus e os valores que serão pagos pelo governo municipal, como explicou o prefeito Eduardo Paes.

Um estudo apresentado pela prefeitura mostra que apenas 24% das linhas de ônibus funcionam conforme determinado. 58% estão inoperantes. Segundo a secretária de Transportes, Maína Celidonio, esses números comprovam a importância desse acordo entre a Prefeitura e os consórcios.

Nas últimas três semanas, representantes da Prefeitura, dos consórcios que operam os ônibus municipais do Rio e do Ministério Público buscavam um acordo para melhorar o transporte público na cidade.  

No acordo, também ficou definido que o preço da passagem dos ônibus não vai sofrer aumento até o fim do ano. Além disso, a prefeitura também será responsável pela bilhetagem eletrônica.