Notícias

Polícia investiga morte de idoso levado em banco para fazer empréstimo

Paulo Roberto Braga tinha licor cadavérico na nuca, o que pode indicar que ele morreu deitado

Por Gabriela Souza

Mulher já foi transferida para o sistema penitenciário
Mulher já foi transferida para o sistema penitenciário
Reprodução

A Polícia Civil investiga a causa da morte do idoso de 68 anos que teve o corpo levado para uma agência bancária por uma parente. Era queria solicitar um empréstimo no nome dele no valor de 17 mil reais. O episódio ocorreu em um banco em Bangu, na Zona Oeste do Rio.

Segundo os investigadores, Paulo Roberto Braga tinha livor cadavérico na nuca, o que pode indicar que ele morreu deitado. No vídeo que viralizou nas redes sociais e em imagens de câmeras de segurança horas antes do shopping onde foi levado, o idoso aparece sentado em uma cadeira de rodas. Nas imagens do banco, Erika de Souza Vieira Nunes aparece segurando a cabeça dele e pedindo que ele assinasse os documentos.

O idoso foi levado até a agência um dia depois de ter recebido alta médica da UPA de Bangu. Ele tinha dado entrada na unidade no dia oito de abril com quadro de infecção pulmonar.

Segundo o delegado responsável pelo caso, Fábio Souza, os funcionários da UPA serão ouvidos caso haja necessidade. A Polícia já solicitou o prontuário médico da vítima.

A Polícia também investiga se a acusada tem envolvimento na morte do idoso. Os policiais apuram ainda se a criminosa contou com a ajuda de comparsas. Os policiais já identificaram o motorista de aplicativo que acertou a corrida até a agência bancária. Ele deve prestar depoimento.

O Delegado Fábio Souza afirma que exames preliminares apontam que Paulo Roberto Braga já estava morto há pelo menos duas horas, quando chegou na agência bancária. A constatação foi da equipe do SAMU que prestou os primeiros socorros.

Erika de Souza Vieira não tem direito de pagar fiança. Ela vai responder por furto mediante fraude e vilipêndio a cadáver, que é quando ocorre menosprezo ou ultraje ao cadáver ou às cinzas.

Documentos apontam que Erika era prima de Paulo, mas ela afirma que há um erro na documentação e que, na verdade, é sobrinha dele.

A mulher já foi transferida para o Presídio José Frederico Marques, porta de entrada do sistema penitenciário do Rio, em Benfica, na Zona Norte.

Em depoimento, Erika alegou que o idoso já tinha solicitado um empréstimo em março e iria fazer a retirada nesta terça-feira (16).

Funcionários da agência bancária desconfiaram da situação, afirmaram que o idoso parecia não estar bem e questionaram até a coloração da pele dele.

Diante da situação, o SAMU foi acionado.

Erika foi presa em flagrante.

A defesa da mulher afirma que há testemunhas que comprovam que o idoso chegou vivo ao local.

O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal. Um laudo de necropsia deve ficar pronto nos próximos dias e vai indicar a causa da morte.

Tópicos relacionados