Notícias

Possível violação aos direitos no show de Taylor Swift é apurado pelo Procon-RJ

Caso sejam identificadas irregularidades, a empresa responsável pelo show, a Tickets For Fun, pode ser multada em até R$ 13 milhões

Por Mariana Albuquerque

Fãs são comunicados já dentro do estádio que show foi adiado
Fãs são comunicados já dentro do estádio que show foi adiado
Gabriela Morgado

O Procon estadual do Rio de Janeiro instaurou um procedimento investigatório para apurar se houve violação aos direitos dos consumidores no show de Taylor Swift que terminou com a morte de uma fã. A determinação, feita pelo governador Cláudio Castro, analisa as condições de segurança e saúde oferecidas na apresentação de sexta-feira (17). 

Na segunda música do show, Ana Clara Benevides passou mal e teve uma parada cardiorrespiratória. A possível causa apontada é o calor extremo. A jovem foi socorrida, mas não resistiu.

Caso sejam identificadas irregularidades, a empresa responsável pelo show, a Tickets For Fun, pode ser multada em até R$ 13 milhões. O caso pode chegar ao Ministério Público, se houver indícios de crime contra o consumidor. 

O show que aconteceria neste sábado (18), foi remarcado para segunda-feira (20). O anúncio só foi feito quando os fãs já estavam dentro do Estádio Nilton Santos, na Zona Norte da cidade.

Quem teve despesas com hospedagem, transporte ou pacotes de viagens por causa do show vão ter os casos analisados individualmente, para ressarcimento. 

O Procon ressalta que os consumidores que não quiserem ou não puderem ir ao show desta segunda-feira (20), terão reembolso total do ingresso. Para pedir o ressarcimento da entrada, é preciso entrar no site theerastour.com.br. Caso a situação não se resolva, uma queixa pode ser registrada no procon.rj.gov.br.

O presidente do Procon, Cássio Coelho, afirma que a organização do evento precisa dar clareza sobre o passo a passo do processo.

As companhias aéreas Gol, Latam e Azul divulgaram que os fãs vão poder remarcar voos sem nenhum custo extra.

Por causa do calor e dos diversos registros de fãs passando mal na fila e dentro do Estádio Nilton Santos, as apresentações deste domingo e desta segunda foram adiadas em uma hora. 

Agora, a entrada da artista no palco acontece às 20h30. Os portões para quem tem ingresso VIP abrem às 16 horas, enquanto, para o público geral, às 17 horas.

Em nota, a Tickets For Fun diz que está reforçando o plano de ação especial realizado para o primeiro dia de show, especialmente o fornecimento de água gratuita nas filas e em todos os acessos e entradas ao estádio e no seu interior. Desta forma, novos pontos de distribuição gratuita de água estarão à disposição do público durante o evento.

Também será permitida a entrada no estádio com copos de água lacrados e alimentos industrializados lacrados, sem limitação de itens por pessoa. Esclarecemos que a exigência dos itens serem lacrados segue recomendações de segurança.

Garrafas plásticas flexíveis também serão autorizadas no acesso. É vedado qualquer outro material como metal, alumínio e garrafas térmicas.

Ressaltamos que a vedação de entrada de garrafas de água em estádios seguiu exigência feita por órgãos públicos por segurança, sendo que a permissão da entrada de garrafa plástica flexível ocorreu na data de 18 de novembro de 2023 por meio de Portaria do Ministério da Justiça. Também esclarecemos que não realizamos a comercialização de bebidas e alimentos, sendo essa uma atribuição da administração do estádio.

O efetivo de serviços foi reforçado. Cerca de 200 colaboradores extras irão se somar aos 1.230 profissionais que estão trabalhando no evento desde o início entre seguranças, brigadistas, orientadores de público e outros. Além disso, a estrutura de atendimento médico foi reforçada, totalizando 08 postos médicos disponíveis, 8 ambulâncias e 8 UTIs móveis.

Tópicos relacionados