Notícias

Programa Desenrola Brasil se expande para pessoas jurídicas

O anúncio foi feito por Marcio França, nesta terça-feira (16), durante o Rio Websummit, evento de tecnologia e inovação

Ádison Ramos e Letícia Brazão*

Ministro Márcio França no evento Rio Websummit
Ministro Márcio França no evento Rio Websummit
Henrique Miguel - Reprodução/Instagram

Deve ser criado na semana que vem o programa Desenrola para Pessoa Jurídica. O anúncio foi feito pelo ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte do Brasil, Márcio França, durante a abertura do Web Summit Rio 2024, na Zona Oeste da cidade.

Segundo o ministro, serão elegíveis para o programa as microempresas e empresas que fazem parte do Simples Nacional, ou seja, que tiveram faturamento de até R$ 4,8 milhões no ano passado. Elas poderão participar de uma espécie de leilão reverso, no qual o sistema bancário vai oferecer descontos, escolhendo a proposta mais atrativa para pagar a dívida. Márcio França explicou que o dinheiro foi disponibilizado para o novo programa, porque muitas pessoas físicas não aderiram aos financiamentos.

"Com o (Desenrola) pessoa física, a gente tem feito uma faixa de 25 mil, 24 mil "desenrolas", todos os dias, de pessoas físicas. Mas, como os descontos foram muito altos e muita gente preferiu fazer à vista, não quis nem financiar, então o dinheiro que nós tínhamos lastreado para o financiamento, que era do FGO ( Fundo Garantidor de Operações), o (Fernando) Haddad - Ministro da Fazenda - pode repassar pra que a gente pudesse, então, fazer o Desenrola pessoa Jurídica também" - explicou o ministro. 

Ainda de acordo com Márcio França, as microempresas com um faturamento anual de até R$ 360 mil, que se inscreverem no novo Desenrola automaticamente ainda terão acesso a uma nova linha de crédito. Os empréstimos disponibilizados podem chegar a 30% do faturamento do ano anterior, no caso de empresas geridas por homens. Se uma mulher estiver no comando, o empréstimo pode alcançar 50% do faturamento.  

Nos primeiros seis meses haverá carência. Depois, os juros serão de 1% ao mês.

A expectativa é de que uma Medida Provisória seja editada na semana que vem, criando o programa.

sob supervisão de Helena Vieira*