Notícias

Reunião da Cedae sobre episódios de contaminação de Rio é realizada nesta quarta

Entre os tópicos que foram debatidos, estão: a remediação do solo nas proximidades da bacia dos rios Guapiaçu e Macacu, o reflorestamento de matas ciliares do entorno e ações de preservação da bacia

Por Júlia Zanon (sob supervisão)

Cedae
Cedae
Reprodução/Agência Brasil

Foi realizada, nesta quarta-feira (17), uma reunião do comitê multidisciplinar para discutir ações para conter eventuais episódios de contaminação de tolueno nos rios do manancial de captação de água do Sistema Imunana-Laranjal.

Entre os tópicos que foram debatidos, estão: a remediação do solo nas proximidades da bacia dos rios Guapiaçu e Macacu, o reflorestamento de matas ciliares do entorno e ações de preservação da bacia.

O grupo é formado por especialistas em saneamento e preservação ambiental para discutir temas ligados ao tratamento de água e assessorar a Companhia em decisões técnicas importantes.

Na última quinta-feira (11), membros do comitê visitaram o Canal de Imunana para analisar o uso do carvão ativado no tratamento da água. No dia anterior, o grupo se reuniu com uma engenheira civil especialista em tratamento de água no Brasil.

No início do mês, as cidades de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, parte de Maricá e da Ilha de Paquetá, na Baía de Guanabara, foram afetados pela distribuição de água. Cerca de 2 milhões de moradores tiveram o fornecimento de água interrompido.

Tópicos relacionados