A Prefeitura do Rio vai começar a aplicar a segunda dose de reforço da vacina contra a Covid-19 na população com 35 anos ou mais. A campanha terá início nesta quarta-feira (20). É preciso esperar pelo menos quatro meses após a primeira dose de reforço.
A aplicação também continua para os trabalhadores da saúde com 18 anos ou mais.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Prado, o calendário avança de acordo com o intervalo entre a primeira e a segunda doses de reforço, o estoque de vacinas disponível e a demanda nas unidades de saúde.
Até agora, apenas cerca de 42% dos adultos com 40 anos ou mais já tomaram a quarta dose. Por isso, Rodrigo Prado reforça a importância das novas aplicações para garantir a imunidade.
A Prefeitura disse que tem doses em estoque para atender o novo público, mas não disse quantas.
Ainda nesta quarta (20), tem início a vacinação das crianças de três anos. A repescagem para todos a partir dessa idade vai acontecer a partir de sábado (23).
Nesta terça (19), é o último dia de vacinação das crianças de quatro anos no Rio. A adesão ainda é baixa: apenas 2% do público-alvo tomou a primeira dose do imunizante, desde a última sexta-feira (15), quando a campanha começou. De acordo com Rodrigo Prado, até agora, foram vacinadas aproximadamente 6 mil crianças de um total de 170 mil. Do estoque de imunizantes, que era de 100 mil, restam cerca de 94 mil doses. A Prefeitura pediu uma nova remessa, de 200 mil vacinas, ao Ministério da Saúde, mas ainda não teve resposta.
Em nota, o Ministério disse que ainda vai avaliar o uso da vacina nesta faixa etária e que todo o estoque da Coronavac foi distribuído aos estados e ao Distrito Federal.