Notícias

Subprefeitura de Lumiar remove oito toneladas de terra após deslizamento

Segundo a Prefeitura, ninguém ficou ferido ou desalojado no incidente

Por Daniel Henrique

A Subprefeitura do distrito de Lumiar, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, removeu oito toneladas de terra na Estrada Macaé de Cima, após um deslizamento atingir e obstruir a via nesta quarta-feira (27).

Segundo a Prefeitura, ninguém ficou ferido ou desalojado no incidente. Além disso, nenhum imóvel foi atingido. No entanto, o empresário Ricardo Freitas, morador de Nova Friburgo, diz que as barreiras impediram a circulação de uma linha de ônibus.

"Também lá na entrada pelo hotel Garlipp, lá em Muri, também havia caído uma barreira lá. As duas entradas pra Macaé de Cima ficaram obstruídas, pelas quedas de pequenas barreiras. O ônibus que faz o itinerário aqui pra Macaé de Cima, quando voltava, ele não pôde seguir viagem até o Centro da cidade por causa dessas barreiras. Mas uma máquina que estava por lá também desobstruiu a estrada. Foi um trabalho bem feito, foi rápido. Felizmente, não houve danos maiores aqui na localidade."

Apesar da intensidade da chuva que caiu no município ter sido considerada de fraca a moderada, o engenheiro da Defesa Civil de Nova Friburgo, Luiz Gustavo Martins, explica que o incidente foi provocado pelo acúmulo de água no solo.

"Devido ao alto acúmulo de chuva no período de sexta-feira passada até o presente momento, o solo se encontra saturado. E com as chuvas, por mais que elas sejam fracas a moderadas neste momento na cidade, o solo já está suscetível a pequenos escorregamentos. A Defesa Civil não registrou nenhum escorregamento de grande porte, de grande vulto, ocorrendo apenas escorregamentos de pequeno porte e médio porte, em alguns micro taludes que são afetados por esses deslizamentos."

Nova Friburgo tem previsão de chuva até a próxima segunda-feira (1). A cidade segue em estágio de atenção.

Tópicos relacionados