Vereadores do Rio vão para Dubai participar da Conferência das Nações Unidas

Os dois parlamentares que nunca criaram projeto de lei sobre Meio Ambiente viajarão, para representar o Brasil, com dinheiro do poder público

Por Carlos Briggs

Dois vereadores do Rio, que nunca criaram sequer um projeto de lei sobre Meio Ambiente, vão para Dubai, no Emirados Árabes, participar da Conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas, no início de dezembro. As passagens aéreas, hospedagem e despesas com alimentação vão ser pagas pelo poder público, através da Câmara Municipal da capital fluminense.

Foram contemplados os parlamentares Dr. Gilberto, presidente da Comissão de Justiça e Redação e Dr. João Ricardo, ambos médicos e sem nenhuma especialização sobre o tema. 

Dr. João Ricardo, que é notoriamente tricolor de coração, vai estar nos Emirados Árabes no mesmo período em que vai ser realizado o torneio de Mundial de Clubes da Fifa, que o Fluminense participa. O campeonato vai acontecer na Arábia Saudita, a uma distância de aproximadamente 1.100 quilômetros do evento da ONU. No entanto, há voos frequentes entre os dois lugares, com tempo de deslocamento de duas horas.

O advogado Sérgio Camargo, especialista em Direito Público, entende que a viagem dos advogados é um ato que fere os princípios básicos da administração pública.

Também especialista em Direito Público, Gabriel Quintanilha destaca que a administração pública precisa atender aos interesses do contribuinte, o que não é o caso da viagem dos vereadores para Dubai.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, o Brasil conta com a maior delegação para participar do evento, com 1.400 participantes, entre representantes do setor público, empresariado e sociedade civil. 

O Itamaraty informou que o credenciamento da delegação brasileira para a COP 28 está sendo tramitado pela Divisão de Negociação Climática do Ministério das Relações Exteriores e que, para o credenciamento, o interessado deve ter nacionalidade brasileira e ser indicado por uma instituição, seja ela pública ou privada. Anota conclui que os são credenciadas são feitos somente para pessoas físicas e que as inscrições para a delegação brasileira sem encerram nesta quarta-feira (15). 

A Câmara de Vereadores do Rio informou como o Rio de Janeiro vai ser a capital do G20 em 2024, e que, como o Brasil vai sediar a COP 30 em 2025, o prefeito Eduardo Paes convidou os vereadores da Casa a integrarem a delegação brasileira da COP 28. O comunicado acrescenta que o presidente da Comissão de Justiça e Redação, vereador Dr. Gilberto, e o integrante da Comissão de Saúde, vereador Dr. João Ricardo, manifestaram interesse em participar do evento. Além deles, o presidente da Comissão Especial de Enfrentamento às Mudanças Climáticas, vereador William Siri, também manifestou interesse em participar do evento.

Mais notícias

Carregar mais