Notícias

Vinte mil alunos já voltaram às escolas, diz Secretaria Municipal de Educação

Secretário da pasta, Antoine Lousao, participou da apresentação do Acordo de Resultados para os profissionais da educação

Priscila Xavier

Vinte mil alunos já voltaram às escolas, diz Secretaria Municipal de Educação
Vinte mil alunos já voltaram às escolas, diz Secretaria Municipal de Educação
Beth Santos/Prefeitura do Rio

Vinte mil alunos que estavam longe das salas de aula já retornaram às escolas. A informação é do secretário Municipal de Educação, Antoine Lousao, que participou da apresentação do Acordo de Resultados para os profissionais da educação.

Com o retorno das aulas presenciais, após dois anos de escolas fechadas por causa da pandemia de Covid-19, 25 mil alunos tinham se afastado das unidades escolares. Diante da alta evasão escolar, a Prefeitura começou a busca ativa pelos jovens, através dos profissionais da educação junto às famílias.

Os reflexos já pandemia são evidentes nas bases escolares e para minimizar o impacto, o secretário Antoine Lousao acredita que o retorno presencial às bases escolares é fundamental.

Apesar do retorno das atividades presenciais diante da redução de casos de Covid-19, estudantes ainda enfrentam paralisações das atividades, mas por causa da violência. Nesta quarta-feira, por exemplo, 13 escolhas não abriram as mortas no Complexo da Penha, na Zona Norte do Rio, onde uma operação policial terminou com mais de 20 mortos.  

Nesta quarta-feira, a prefeitura estipulou o cumprimento de 11 metas ainda neste ano. Dentre elas, 65% crianças devem ser alfabetizadas no 1° ano do Ensino Fundamental, 38% de alunos precisam frequentar a escola em tempo integral e 75% deles devem estar inscritos na Olimpíada Carioca de Matemática. De acordo com o prefeito do Rio, Eduardo Paes, o governo municipal vai premiar os servidores a partir do cumprimento das metas estabelecidas.

No entanto, em meio ao programa de gratificação aos servidores, concursados aprovados para o cargo de professores Adjuntos para a Educação Infantil aguardam, desde 2019, a convocação para assumirem os cargos. Segundos os aprovados, as chamadas acontecem em números pequenos.

Questionado, o prefeito Eduardo Paes afirmou que as chamadas retornaram, mas que é preciso avaliar a necessidade somada ao impacto nas contas da educação.

Tópicos relacionados