Vinte mil alunos que estavam longe das salas de aula já retornaram às escolas. A informação é do secretário Municipal de Educação, Antoine Lousao, que participou da apresentação do Acordo de Resultados para os profissionais da educação.
Com o retorno das aulas presenciais, após dois anos de escolas fechadas por causa da pandemia de Covid-19, 25 mil alunos tinham se afastado das unidades escolares. Diante da alta evasão escolar, a Prefeitura começou a busca ativa pelos jovens, através dos profissionais da educação junto às famílias.
Os reflexos já pandemia são evidentes nas bases escolares e para minimizar o impacto, o secretário Antoine Lousao acredita que o retorno presencial às bases escolares é fundamental.
Apesar do retorno das atividades presenciais diante da redução de casos de Covid-19, estudantes ainda enfrentam paralisações das atividades, mas por causa da violência. Nesta quarta-feira, por exemplo, 13 escolhas não abriram as mortas no Complexo da Penha, na Zona Norte do Rio, onde uma operação policial terminou com mais de 20 mortos.
Nesta quarta-feira, a prefeitura estipulou o cumprimento de 11 metas ainda neste ano. Dentre elas, 65% crianças devem ser alfabetizadas no 1° ano do Ensino Fundamental, 38% de alunos precisam frequentar a escola em tempo integral e 75% deles devem estar inscritos na Olimpíada Carioca de Matemática. De acordo com o prefeito do Rio, Eduardo Paes, o governo municipal vai premiar os servidores a partir do cumprimento das metas estabelecidas.
No entanto, em meio ao programa de gratificação aos servidores, concursados aprovados para o cargo de professores Adjuntos para a Educação Infantil aguardam, desde 2019, a convocação para assumirem os cargos. Segundos os aprovados, as chamadas acontecem em números pequenos.
Questionado, o prefeito Eduardo Paes afirmou que as chamadas retornaram, mas que é preciso avaliar a necessidade somada ao impacto nas contas da educação.