Notícias

Saiba como preparar uma startup para receber investimento e quais os critérios

Fundador e CEO global da Stefanini deu dicas para direcionar empresários que buscam receber capital

Da Redação

Qual o critério de avaliação para uma startup receber um investimento? O que não deve ser feito por essas empresas na busca por aporte financeiro? O fundador e CEO global da Stefanini, Marco Stefanini, conversou com a reportagem da BandNews FM direto do Web Summit Rio, um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo e que acontece na capital fluminense até esta quinta-feira (18), e deu dicas para direcionar esses empresários que desejam esse capital.

Presente em mais de 35 países, a Stefanini é uma multinacional brasileira que atua no setor de serviços em TI e que oferece prestação de serviços em consultoria, integração, desenvolvimento de soluções, BPO, outsourcing para aplicativos e infraestrutura, entre outras soluções. Marco conta que a empresa tem uma peneira de até 400 empresas por ano em busca desse aporte e explica como funciona o critério de seleção.

"Tem que ter conexão com as soluções da Stefanini, é assim que a gente trabalha. A gente é um investidor ativo, ou seja, é o smart money que eles chamam. Em um primeiro momento, a gente participa da construção dessa empresa. O segundo item, é que não basta uma boa ideia, a gente enxerga a capacidade de execução, de construção da oferta, da solução, do mercado. Um terceiro ponto é ter uma certa capacidade de administração, porque eu acho que os ventos de crescer a qualquer custo não funcionam mais. E principalmente no nosso mercado, que é B2B, não exige tanta demanda de marketing em termos de queimada do dinheiro para você crescer de qualquer maneira", disse.

O CEO da Stefanini ainda destaca que as startups precisam definir o momento adequado para receber um investimento e estabelecer um planejamento. "É importante não ter só pitch de venda (apresentação sobre a empresa ou projeto) porque, às vezes, muitos se aprimoram só no pitch de venda. A gente tem que ver a consistência. Se você ainda não tem, então espera um pouco mais, constrói mais e depois você volta", afirma.

"O segundo ponto é o cuidado com o valuation (valor da empresa). A gente sempre tem uma tendência de superestimar os nossos ativos. Hoje nós estamos em um mundo mais balanceado. O terceiro ponto é a importância de sonhar grande, não que você vai executar tudo de uma vez só, mas o sonho grande também é importante. E, por último, é importante não ser uma pessoa de perfil muito interno, tem que conhecer o mercado. Um perfil muito técnico, muito financeiro, ele precisa, no mínimo, ter uma certa relação com o mercado, que é ali que acontecem os negócios".

Web Summit Rio 2024

O Web Summit Rio 2024 é um dos dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo e acontece até a próxima quinta-feira (18) no Rio Centro. O evento terá cinco pavilhões de muita informação e tecnologia sobre o futuro, mais de 600 palestras e quase mil startups presentes.  

Entre as atrações confirmadas estão Fábio Coelho, CEO do Google Brasil, Luiza Trajano, presidente do Conselho de Administração da Magazine Luiza, Tyler Li, presidente da BYD Brasil, Gabriela Comazzetto, líder de soluções globais do TikTok na América Latina, Justina Nixon-Saintil, vice-presidente da IBM, dos músicos Gilberto Gil e KondZilla, entre outros nomes aguardados.  

Entre os principais assuntos que serão tratados nos palcos do evento estão marketing, inteligência artificial, saúde, criptomoedas, comércio eletrônico, big data e muito mais. A expectativa dos organizadores é receber 40 mil pessoas por dia e gerar a circulação de cerca de R$ 33 milhões.  

A BandNews FM é media partner do Web Summit Rio 2024 e terá um estande no local. A emissora fará uma cobertura completa do evento e trará informações ao vivo ao longo de toda a programação. 

Tópicos relacionados