Economia

Guedes confirma novo decreto para reduzir IPI em 35% apesar de decisão de Moraes

Outros dois decretos editados pelo governo foram derrubados pelo ministro Alexandre de Moraes em ação movida pelo Solidariedade

Da redação com BandNews TV

Paulo Guedes confirma novo decreto para reduzir IPI
Paulo Guedes confirma novo decreto para reduzir IPI
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Um novo decreto para reduzir o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em 35% será editado pelo governo federal, segundo confirmou o ministro Paulo Guedes, da Economia, ao BandNews TV na tarde desta segunda-feira (15). Segundo o gestor, a medida será oficializada ainda nesta semana.

O governo editará o terceiro decreto na tentativa de reduzir o IPI em 35%, pois os dois primeiros editados, um em abril e o outro em junho, foram suspensos pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). 

O magistrado acatou um pedido do Solidariedade e do governo do Amazonas sobre a competitividade na Zona Franca de Manaus. As decisões defendem que a redução do imposto não pode ser aplicada aos produtos de todo o país que são produzidos na região amazônica.

Vale lembrar que a Zona Franca de Manaus já é beneficiada com a desoneração do IPI. Para partido que moveu a ação, a medida do governo federal afetaria o desenvolvimento social, econômico e ambiental da localidade.

Na época, o Solidariedade também reforçou a defesa à desoneração de impostos, mas ressaltou que, para isso, dada a competitividade de Manaus com outras áreas industrializadas, o governo federal precisaria criar medidas compensatórias.

Tópicos relacionados