Economia

O que representa o crescimento de 0,7% no setor de serviços em junho?

O setor como um todo já se recuperou das perdas provocadas pela pandemia, o IBGE fala que o setor está 7,5% acima do nível de fevereiro de 2020

Por Juliana Rosa

O setor de serviços, o que mais gera empregos no Brasil, cresceu no mês de junho na comparação com maio, alta de 0,7%. O setor como um todo já se recuperou das perdas provocadas pela pandemia, o IBGE fala que o setor está 7,5% acima do nível de fevereiro de 2020. 

Mas o setor é bastante heterogêneo, inclui serviços prestados às famílias, como turismo, bares, restaurantes, e serviços prestados as empresas. Alguns segmentos como de tecnologia, informática, transportes, muito beneficiados pelo aumento das compras online durante a pandemia cresceram muito e continuam. 

Já os serviços prestados as famílias que sofreram com as restrições sanitárias ainda estão recuperando os prejuízos acumulados. E o que preocupa é que os serviços prestados às famílias reduziram agora o ritmo de crescimento e tiveram queda os serviços de alimentação e hospedagem. Isso é sinal de perda de fôlego de consumo e o motivo é inflação e juros altos. 

Os economistas estão prevendo que julho ainda deve trazer números fracos da economia, mas agosto e principalmente setembro devem ser melhores com os benefícios do governo federal, como o auxílio Brasil maior e para mais gente, o vale caminhoneiro, o vale taxista e o auxílio gás. 

Mas para o quarto trimestre, as previsões apontam que a economia vai estar parada ou até encolher sem nenhuma ajuda nova e com inflação e juros ainda altos e o mundo crescendo menos e dificultando também o nosso crescimento.

Tópicos relacionados