Eleições

Bolsonaro defende mineração em terras indígenas; Lula tem ação suspensa

Presidente Bolsonaro defendeu a mineração em terras indígenas para que o país não dependa da importação de fertilizantes

Por Caiã Messina

Lula teve a última ação da Lava Jato suspensa na Justiça. O presidente Bolsonaro defendeu a mineração em terras indígenas para que o país não dependa da importação de fertilizantes.

Veja como foi o dia dos pré-candidatos

Jair Bolsonaro (PT) reagiu hoje à cobrança por parte dos adversários de uma posição firma contra a Rússia e afirmou que o Brasil é dependente do potássio russo para fabricar fertilizantes.

O presidente publicou um vídeo de 2016, quando era deputado, em que defende propostas para aumentar a produção nacional.

Bolsonaro disse a ministros que vai cobrar a votação pelo Congresso de um projeto do governo que permite a mineração em terras indígenas. A proposta está parada na Câmara desde fevereiro de 2020.

Lula (PT) teve mais uma decisão favorável na Justiça. Nesta quarta-feira (2), o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu a última das 20 ações da Lava Jato que tramitam na Justiça Federal de Brasília. A acusação era de tráfico de influência na compra dos caças Grippen pela Aeronáutica.

Lula está no México para um encontro com o presidente Andrés Manuel López Obrador. O mexicano diz que a relação com Bolsonaro é de respeito, mas que Lula é um amigo e que os dois querem que as coisas mudem na América Latina e no mundo.

Nas redes sociais, Sergio Moro (Podemos) defendeu a conciliação e afirmou que a divergência de ideias não pode dividir o país.

Ciro Gomes (PDT) culpou o PT pela eleição de Bolsonaro. 

“Existiria o Bolsonaro se não fosse a brutal crise econômica e moral de corrupção que o Lula produziu no Brasil?”, disse.

Nesta quinta-feira (3), PSDB, MDB e União Brasil se reúnem mais uma vez. Os partidos buscam um candidato único. No MDB, a pré-candidata é a senadora Simone Tebet e no PSDB é o governador de São Paulo, Joao Doria.

Tópicos relacionados