O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a corrida presidencial, com 45% das intenções de voto, segundo pesquisa pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta sexta-feira (27). O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece em segundo lugar, com 34%.
Em relação à última pesquisa do instituto, divulgada em 20 de maio, Lula oscilou um ponto para cima. Bolsonaro também oscilou dois pontos para mais, dentro da margem de erro de 3,2%. A diferença entre os dois líderes é de 11%, a menor desde o início da série, em janeiro.
Em seguida, aparecem os nomes do ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 8%; e da senadora Simone Tebet (MDB), com 3%. O deputado federal André Janones (Avante) e o ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB), estão empatados, com 2%.
O tucano, no entanto, anunciou a desistência da pré-candidatura na última segunda (23). Em discurso, o ex-governador afirmou que ia se retirar da disputa por acreditar que a cúpula da legenda escolheria outro nome com mais aderência interna.
Citados na pesquisa, Pablo Marçal (Pros), Felipe d’Avila (Novo), Vera Lúcia (PSTU), Eymael (DC), Luciano Bivar (União Brasil) e Sofia Manzano (PCB) não pontuaram, já que as intenções não chegaram a 1%. Leonardo Péricles (UP) consta na lista de nomes, mas não foi citado por nenhum entrevistado.
Brancos, nulos ou que não votariam em nenhum dos candidatos somam 3%. Já os indecisos, representam 2% dos eleitores.
Confira, abaixo, as intenções de voto da pesquisa estimulada para o primeiro turno:
- Lula – 45%
- Bolsonaro – 34%
- Ciro Gomes – 8%
- Tebet – 3%
- Doria – 2%
- Janones – 2%
- Pablo Marçal – 0%
- Felipe d’Avila – 0%
- Vera – 0%
- Eymael – 0%
- Luciano Bivar – 0%
- Sofia Manzano – 0%
- Branco/Nulo – 3%
- Indecisos – 2%
Foram ouvidas 1.000 pessoas por telefone entre 16 e 18 de maio, no levantamento encomendado pela XP Investimentos. O registro da pesquisa é BR-07856/2022 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A margem de erro máximo estimada é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,5%.
Segundo Turno
A pesquisa também apontou possíveis cenários de segundos turnos. De acordo com o levantamento, Lula venceria a disputa presidencial contra Bolsonaro, Ciro Gomes e Simone Tebet.
Já em um cenário entre Ciro e Bolsonaro, o ex-ministro pontuou mais. No entanto, em uma disputa de Tebet contra Bolsonaro, o atual presidente ganharia as eleições.
Veja os cenários testados na pesquisa estimulada para um segundo turno:
Cenário 1
- Lula – 53%
- Bolsonaro – 35%
- Branco/Nulo/Não votaria/Indecisos – 12%
Cenário 2
- Lula – 54%
- Ciro Gomes – 25%
- Branco/Nulo/Não votaria/Indecisos – 22%
Cenário 3
- Lula – 57%
- Tebet – 18%
- Branco/Nulo/Não votaria/Indecisos – 25%
Cenário 4
- Ciro Gomes – 44%
- Bolsonaro – 41%
- Branco/Nulo/Não votaria/Indecisos – 16%
Cenário 5
- Bolsonaro – 40%
- Tebet – 34%
- Branco/Nulo/Não votaria/Indecisos – 26%