Entretenimento

João Gomes, Zé Vaqueiro: veja quando grandes artistas do piseiro fizeram sucesso

O estilo aparece com frequência nos rankings de músicas mais ouvidas do país; o Google Trends mostra a ascensão desses cantores

Por Hanna Rahal

João Gomes, Zé Vaqueiro: veja quando grandes artistas do piseiro fizeram sucesso
Reprodução/ Instagram

Piseiro é um gênero musical que ganhou popularidade no Brasil nos últimos anos, especialmente na região nordeste do país. Embora seja um gênero relativamente novo, alguns artistas têm se destacado nesse estilo e auxiliaram a popularizá-lo. Saiba quem são eles e quando ficaram conhecidos. 

Seja pelas batidas diferenciadas que construíram o ritmo que contagiou diversas pessoas, pelas letras simples ou pelo carisma dos cantores, o gênero é frequentemente visto nas principais paradas de sucesso. 

Também conhecido como pisadinha, o piseiro surgiu na Bahia e tem referências do brega funk.  Embora tenha surgido no início dos anos 2000, foi a partir de 2018, que o ritmo ganhou força, justamente pelo sucesso de alguns artistas que popularizaram o gênero, como Os Barões da Pisadinha, por exemplo. 

Conheça grandes nomes do piseiro atualmente e saiba quem eles são: 

João Gomes

João Gomes - Reprodução/ Instagram @joaogomescantor

Natural de Serrita, em Pernambuco, o cantor João Gomes ficou conhecido pela voz grave e sua ascensão "meteórica". O hit "Meu Pedaço de Pecado" foi o responsável por impulsionar sua carreira, alcançando a posição de música mais ouvida do país no YouTube.

João Gomes acumula milhões de reproduções nas plataformas de música, sendo um sucesso nacional. Dos tiktokers aos fãs de piseiro, é difícil encontrar quem não conheça o dono de uma voz inconfundível ou que não tenham algumas de suas músicas na ponta da língua. O cantor é pai de Jorge, fruto de um relacionamento com a influenciadora Ary Mirelle. 

Dados do Google Trends mostram uma curva gigante em junho de 2021. Se no começo do mês, o cantor era pouco conhecido, no final do período ele já havia ganhando projeção nacional e milhares de fãs. 

Contudo, foi em outubro do mesmo ano, quando ele ficou mais popular, que os internautas mostraram maior interesse pelo cantor. João Gomes também teve uma música como abertura de novela em 2022. 

Zé Vaqueiro 

Zé Vaqueiro - Reprodução/ Instagram @zevaqueiro

José Jacson de Siqueira dos Santos Junior, de 20 anos, é nascido em Ouricuri, Pernambuco. Mais conhecido pelo seu nome artístico, Zé Vaqueiro, o cantor é considerado um dos principais destaques da nova geração do piseiro. Casado com Ingra Soares, ele é pai de Daniel e Arthur, que foi diagnosticado com a Síndrome de Patau

Antes da fama, o artista trabalhou vendendo sorvetes e posteriormente em um lava-jato. Contudo, após o lançamento do primeiro álbum em 2017, o cantor começou a fazer sucesso, sendo ainda mais buscado na internet, de acordo com o Google Trends, a partir do final de 2019 e início de 2020.

Entretanto, ainda conforme os dados do Google Trends, foi durante a pandemia da covid-19, e com o sucesso das músicas "Tenho Medo", “Putariazinha” e "Letícia" nas redes sociais, que o cantor atingiu o pico de buscas na web e se tornou ainda mais popular.

Mari Fernandez

Mari Fernandez Reprodução/ Instagram @marifernandez

Mariana Fernandes de Sousa, de 22 anos, nasceu em Alto Santo, Ceará. Conhecida pelo seu nome artístico, Mari Fernandez, é cantora, compositora, empresária e instrumentista brasileira.

A mulher começou a cantar aos sete anos, na escola e nas igrejas que frequentava, dando os primeiros indícios de seu interesse pela carreira musical. 

Mari iniciou sua carreira em 2021, ao lançar o seu álbum "Piseiro Sofrência" e ficou conhecida pelas canções "Não, Não Vou" e "Parada Louca", lançada em parceria com o cantor Marcynho Sensação.

Conforme o Google Trends, foi em 2022, que o nome da cantora atingiu o pico de buscas na internet. Nessa época, Mari lançou o seu segundo álbum e contou com a colaboração de nomes já consolidados como: Nattan, Simone & Simaria, Xand Avião e Zé Vaqueiro.

Algum tempo depois, além de fazer uma turnê pelo país, ela ainda lançou "Eu Gosto Assim" em colaboração com Gustavo Mioto. A música atingiu o topo das paradas musicais e garantiu a artista participações em programas televisivos e outros eventos. 

Os Barões Da Pisadinha

Barões da Pisadinha - Reprodução/ Instagram @osbaroesdapisadinha

Rodrigo Araújo Neves, 31 anos, e Felipe Santana Mota, 35, juntos há oito anos formando “Os Barões da Pisadinha”, começaram a fazer sucesso no YouTube em 2019, com o hit Tá Rocheda, que na época. 

No entanto, em 2020, com a alta demanda da pisadinha nas plataformas de música, a dupla assinou com a gravadora Sony e lançou um DVD com participações de Xand Avião, Thiago Brava e Luan Estilizado.

Segundo o Google Trends, apesar da longa trajetória, a banda passou a ser buscada a partir de 2019, com uma crescente em 2020, e um pico em 2021, quando atingiram o marco de emplacar duas músicas no Top 50 da parada Global do Spotify com "Recairei" e "Basta Você Me Ligar". Antes deles, só a Anitta havia conquistado o marco no Brasil. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais