Masterchef

Ana Carolina vence MasterChef 2023: “Sou merecedora, sim”

Da “quebrada” para a cozinha mais famosa do país: a body piercer de São Paulo (SP) conquista o troféu da décima temporada da competição culinária da Band; Wilton fica com o segundo lugar

Aline Naomi e Amanda Caroline

Da “quebrada” para a cozinha mais famosa do país: a body piercer Ana Carolina é a campeã do MasterChef Brasil 2023. Ela, que disputou o troféu com Wilton nesta terça-feira (12), celebra a conquista da décima temporada do talent show culinário da Band

Em entrevista ao Band.com.br, a paulistana descreve o sentimento de vitória, relembra sua trajetória e revela planos. “Estou muito feliz! Dei orgulho para minha mãe e meu filho, Ravi, entrou na cozinha do MasterChef, esse era o sonho dele”, conta. 

Ela também chama atenção para a importância do pódio com representatividade feminina, periférica e LGBTQIA+. “A final comigo e com o Wilton é de uma representatividade imensa. De alguma forma, a galera se enxerga na gente”, reflete.  

No MasterChef, fiz coisas que eu achava que não era capaz. Fiz com que outras mulheres tirassem seus sonhos da gaveta. Para alguém que vem de onde vim, estar aqui, hoje, é muito importante.  


R$ 10 mil para Wilton 

Wilton foi o grande parceiro de Ana Carolina na competição. Por isso, ela promete que vai dar R$ 10 mil de seu prêmio para o amigo.

“Nunca pensei no prêmio, mas essa é minha única certeza. Penso que o Wilton me ajudou muito aqui dentro. Ganhei um pin toda vez que cozinhei ao lado dele. Ele é um cara incrível que vai conseguir dinheiro de muitas formas, mas essa é uma representação da minha gratidão”, afirma. 

Jornada da heroína  

Depois de apresentar o menu “Que Nunca Nos Falte” e encerrar sua participação no programa em alto nível, Ana Carolina abre o jogo sobre a sensação de alívio. “Saiu um peso das minhas costas. Estava cansada, estudando muito… Foi muito intenso, principalmente ficar longe do Ravi, meu filho”, desabafa.

Mas foi uma longa caminhada até o topo do pódio da décima temporada. A body piercer teve que, principalmente, confiar em si mesma para avançar na competição. Pouco antes de entrar no programa, Ana Carolina enfrentou uma separação que transformou sua vida e abalou sua autoestima.

“Me separei oito dias antes de entrar no MasterChef. Minha família acabou e fiquei sem chão, perdida. Estava muito triste e fragilizada, no pior momento da minha vida. No começo, achava que não era capaz. Trouxe roupas para uma semana de confinamento, apenas. Dentro do cenário em que me encontrava, chegar aqui é ainda mais especial”, explica. 

Sou merecedora. Fui merecedora por muito tempo, mas não enxergava. Toda mulher que faz seu ‘corre’, cria um filho e paga suas contas deve se achar merecedora.

Mão na massa  

O começo da competição não foi fácil para Ana Carolina. “Eu era a última a ser escolhida nas provas porque eu não tinha muito conhecimento e isso é um reflexo da sociedade. O MasterChef é muito diferente para uma pessoa que já viajou para vários lugares, já provou várias comidas… O lugar mais chique que eu já fui é uma churrascaria, nunca comi um menu completo. Nas provas de reprodução, eu tive a oportunidade de experimentar pratos incríveis e reproduzi-los”, conta.  

Aos poucos e com muita garra, a paulistana começou a mostrar a que veio. A dedicação foi tanta que ela se tornou a participante com o maior número de vitórias em provas, o que rendeu cinco pins dourados para o seu avental. Uau!  

“Os pins foram muito importantes para eu acreditar mais em mim e para as pessoas verem que eu não estava para brincadeira. Me deu gás. Acho que começaram a sentir um pouco de medo porque viram que eu não precisava de todas as oportunidades que eles tiveram para ser boa”, opina.

E a campeã viveu muito no MasterChef: ela foi eliminada, voltou na repescagem, foi líder, ganhou, perdeu… A trajetória de Ana Carolina no programa parece filme, não é mesmo? “Tive a oportunidade de viver todas as emoções. Foi uma experiência única e inesquecível, principalmente a prova na Sala São Paulo, quando a equipe azul venceu com a minha liderança. Dei espaço para todos falarem, coisa que não deram para mim em outras provas. Foi um momento muito importante”, avalia.

Sinto muita gratidão por cada bronca que recebi, cada erro e cada acerto meu no MasterChef.

O futuro a Ana Carolina pertence  

Ana Carolina começa a pensar e planejar seu futuro hoje. Antes de engatar na carreira gastronômica, a body piercer quer organizar sua vida com o filho pequeno. “Vou colocá-lo em um curso de inglês, na natação… Coisas que nunca pude fazer por ele”, afirma.  

Sonhando mais alto, ela quer montar um estúdio de body piercing com um pub. Além de, claro, empoderar outras mulheres. “Quero estudar para dar cursos e ensinar outras mulheres, sejam elas da ‘quebrada’ ou de qualquer outro lugar. Quero passar para frente o meu conhecimento e ajudar mulheres a enxergar a potência que são”, finaliza. Sucesso, Ana Carolina!  

O que rolou na final do MasterChef 10? 


Retorno de ex-participantes e surpresa emocionante 

A casa ficou cheia na final do MasterChef! A cozinha recebeu de volta os 16 ex-participantes da 10ª temporada, além dos familiares de Ana Carolina e Wilton. Os finalistas foram surpreendidos pelos entes queridos, que não veem há semanas, durante o mercado da primeira prova da noite.

Menus cheios de história 

Na grande final do MasterChef, cada finalista apresentou um menu com entrada, prato principal e sobremesa com criações totalmente autorais. Ana Carolina se inspirou em receitas do dia a dia e resgatou pratos afetivos, enquanto Wilton buscou fazer uma releitura de receitas marcantes em sua trajetória com a culinária.