Masterchef

Bechamel, sugo, holandês e mais: aprenda a fazer 6 tipos de molhos

Flavia Bezerra

Bechamel, sugo, holandês e mais: aprenda a fazer 6 tipos de molhos
Bechamel, sugo, holandês e mais: aprenda a fazer 6 tipos de molhos
Carlos Reinis/Band

Suas habilidades na cozinha vão além do tradicional molho sugo? Você consegue arriscar no bechamel? E no holandês? Os participantes do 15° episódio do MasterChef Brasil, que vai ao ar nesta terça-feira, 20, serão desafiados, na prova final, justamente a prepararem uma receita que tenha um molho como base do prato. 
 

Os chefs Henrique Fogaça, Erick Jacquin e Paola Carosella vão exibir uma mesa com seis tipos: bechamel, sugo, holandês, velouté, beurre blanc e espanhol. A partir deles, os sobreviventes deverão elaborar um prato digno de MasterChef


Abaixo, saiba a diferença entre os seis e aprenda a fazer:


Bechamel

Clássico francês, o bechamel é o tal molho branco. Deve ser feito com leite, farinha de trigo e manteiga. Além do sal, pode temperá-lo com pimenta branca e uma pitada de noz-moscada. Pode ser feito no fouet, mixer ou liquidificador.


Sugo

Clássico dos clássicos italiano, o molho ao sugo é o coringa da macarronada do domingo. A dica para fazê-lo é retirar a pele e sementes dos tomates e, depois, bater no mixer ou liquidificador. Na hora de temperá-lo, aposte na cebola refogada, sal, pimenta-do-reino e muitas folhas de manjericão. 


Holandês

O molho holandês, ou hollandaise, é o carro-chefe dos molhos quando o assunto é peixe e carne. Para fazê-lo, você vai precisar de gemas de ovos, manteiga, suco de limão, vinagre, sal e pimenta-do-reino. A dica é batê-lo com um fouet com a panela em banho-maria. 


Velouté

Outro clássico francês, o molho velouté, geralmente, é utilizado como base de sopas e caldos. São pouquíssimos ingredientes, anote aí: manteiga, farinha e caldo de galinha – ou peixe. É um primo do bechamel, a diferença entre eles é o velouté não leva leite. 


Beurre blanc

Vai de peixe? Aposte no molho beurre blanc. Chique, esse molho francês leva vinho branco e vinagre de vinho branco no modo de preparo – além da manteiga, claro. Na hora de temperá-lo, aposte na cebola picadinha, no sal e na pimenta-do-reino ou branca. 


Espanhol

Com o modo de preparo mais complexo entre os molhos da lista, esse espanhol é praticamente uma sopa. Além dos itens tradicionais – manteiga, farinha de trigo, sal e pimenta –, leva caldo de carne, extrato de tomate e um mirepoix – que na culinária francesa significa a mistura de cenoura, aipo, salsão e cebola. Em algumas receitas ainda se adiciona bacon.