Masterchef

Comida gostosa e saudável? Kelyn promete levar muitos sabores ao MasterChef 2021

Estudante de Nutrição, participante do MasterChef 2021 conta como mudou sua relação com a comida após começar a cozinhar

Vinicius Oliveira e Stefani Sousa

Comida gostosa e saudável? Kelyn promete levar muitos sabores ao MasterChef 2021
Comida gostosa e saudável? Kelyn promete levar muitos sabores ao MasterChef 2021
Carlos Reinis/Band

Quem acha que comida gostosa não é sinônimo de comida saudável, precisa conhecer a jovem Kelyn de 28 anos. Nova participante do MasterChef Brasil, a advogada começou a se aventurar bem cedo na cozinha para comer o que gostava, mas adaptando receitas para obter resultados mais saudáveis.

“Durante a faculdade eu decidi que queria comer melhor. Eu comia muito mal e me alimentava de forma equivocada. Só comia macarrão instantâneo. Então, decidi [me alimentar] melhor por gostar de atividade física, por estética e também por restrição. Eu não comia um hambúrguer se ele tivesse alface, por exemplo. Isso era algo que me incomodava e decidi mudar”, conta Kelyn. “Foi gradativo. Comecei a aprender sobre alimentação e descobrir os meus caminhos”, completa. 

Com um novo foco na vida, a participante se mudou de Goiânia para São Paulo e percebeu que nascia uma nova paixão profissional. Abandonou de vez o direito e entrou em uma faculdade de nutrição. “Meu namorado [Guilherme] me ajudou a perceber todo o potencial que eu tenho e me encorajou a estar aqui. Eu já tinha me apaixonado pela gastronomia, que foi uma porta de entrada para eu comer melhor, e me encantei pela nutrição”, afirma.


Segundo Kelyn, sua nova formação profissional a ajuda - e muito! - quando está em frente ao fogão. “Uma coisa completa a outra, não vive sem a outra. A nutrição começa na parte molecular, bioquímica, mas ela termina no prato de comida. Então, para mim, é o uso completo. E eu gosto muito de cozinhar”, diz. “Nos últimos dois anos, eu melhorei muito [como cozinheira]. Eu pude aprender, entender a química dos alimentos, como as coisas reagem. Porque o ovo endurece? Porque os caramelos têm um cheiro? É uma molécula que está ali no ar”, explica.

Mas, engana-se quem acha que Kelyn fará apenas pratos saudáveis durante as provas do MasterChef. “Eu acho muito válido as substituições. Você pode deixar uma receita mais saudável e tão gostosa quanto mudando um ingrediente simples. Mas a ideia não é só fazer comida saudável no programa. Acho que tudo é saudável, na realidade. Quando a gente tem equilíbrio, a gente pode comer de tudo”, confessa.

Se vencer o programa, a estudante de Nutrição acredita que alcançará a realização profissional que nunca teve. “O MasterChef simboliza colocar em prática uma preparação de anos. Hoje eu vejo que tem anos que eu estou me preparando para este momento. E se eu conseguir ensinar as pessoas e aproximar as pessoas na cozinha, isso vai causar um impacto na próxima geração. Quanto mais tempo longe a gente passa da cozinha, mais a gente adoece”, finaliza.