Masterchef

Como descascar ovo cozido com facilidade? Especialista ensina truques

Ana Paula deixou de entregar prato no MasterChef por causa do ovo mollet; saiba como não errar

Da Redação

Saiba como descascar o ingrediente sem "machucá-lo"
Saiba como descascar o ingrediente sem "machucá-lo"
Envato Elements

Ana Paula deixou de entregar um prato no 17º episódio do MasterChef Brasil. Na Prova de Eliminação, em que os cozinheiros amadores tiveram que preparar três pratos complexos com ovo, a participante não conseguiu descascar o ingrediente principal do ovo mollet empanado.

A gaúcha se desestabilizou durante a prova e, após inúmeras tentativas, decidiu não apresentar nada em vez de oferecer algo “incomível” para os jurados. 

Relembre o momento:

O “drama” de Ana Paula é comum na cozinha — quem se identificou com a situação da participante? Descascar ovos cozidos, principalmente em ponto mollet, exige atenção, delicadeza e técnica.

Alguns truques podem te ajudar a tornar esse momento mais simples. A nutricionista Viviane Gomes, do Instituto Castro, dá dicas para tirar a casca do ovo cozido com facilidade. Para a especialista, dar um choque térmico no alimento é a melhor forma de descomplicar esse passo.

“Dar um choque térmico no ovo faz com que a casca solte mais fácil. Escorra a água do cozimento, coloque-o na água fria ou gelada e deixe-o nessa imersão por alguns minutos”, explica.

Outro truque indicado pela especialista é começar pela parte mais arredondada do ovo. “Faça um furo na base do ovo após o cozimento para o ar entrar. Isso pode ajudar a soltar a casca”, sugere. “Também existe a possibilidade de colocar o ovo cozido frio em um recipiente com um pouco de água, tampá-lo e chacoalhar o pote para quebrar a casca”, finaliza.

Tempo de cozimento

Esse é um fator determinante: quanto menos tempo o alimento fica em água fervente, mais difícil é para descascá-lo. A nutricionista explica a relação entre tempo de cozimento e a consistência do ovo. Confira abaixo:

3 a 4 minutos: após 3 ou 4 minutos de cozimento, o ovo ainda está líquido e fica apenas quente. Dessa forma, o alimento não está em condições para ser descascado, pois não emulsionou a clara nem a gema.

5 a 6 minutos: com esse tempo de cozimento, o ovo fica na consistência mollet ou cremoso, o que ainda deixa o processo complicado.

8 a 15 minutos: a partir desse tempo, o ovo está realmente cozido, em consistência macia e pode ser descascado. Após 10 minutos de fervura, o ingrediente fica duro, mas pode ser descascado sem que a clara seja danificada, mantendo aspecto liso e bonito.