Masterchef

Campeã do MasterChef 9, Lays se forma em curso de gastronomia: "Era um sonho"

Após o MasterChef Brasil, Lays abandonou a carreira de designer e passou a se dedicar à cozinha; confira a entrevista exclusiva

Por Aline Naomi

No MasterChef Brasil, os telespectadores acompanham de perto a trajetória de uma cozinheira amadora até a conquista do troféu da edição. Mas como é a vida de uma vencedora do talent show depois que o programa chega ao fim? Campeã da 9ª temporada, Lays Fernandes garante que, no caso dela, muita coisa mudou.  

"Mudou tudo! Mudei de trabalho, mudei de casa, tudo novo", confirma em entrevista exclusiva ao Band.com.br. Ex-designer, Lays abandonou a antiga profissão e passou a se dedicar exclusivamente à cozinha, seja no curso que ganhou como prêmio do MasterChef, seja produzindo conteúdos sobre o tema em suas redes sociais.  

"Estou muito mais próxima do que eu realmente quero fazer, que é cozinhar", declara a ex-competidora. "Agora realmente as coisas começaram. Antes, foi tudo um pré-preparo: o curso, o programa. Hoje eu sinto que estou entrando em uma nova fase, mais madura e segura com a minha cozinha." 

Como é um curso de gastronomia? 

Lays se formou no curso de gastronomia da Le Cordon Bleu e diz ter vivido um momento muito bom de sua vida. "Era o meu maior sonho", declara a entrevistada. Eu me dediquei bastante ao curso e aprendi muita coisa." 

Ela explica que seu curso era dividido em três módulos: básico, intermediário e avançado. Ao final de cada um deles, havia uma prova prática e outra teórica para testar os alunos. E engana-se quem pensa que a pressão é exclusividade da cozinha do MasterChef.  

"A prova prática era meio que uma experiência MasterChef: tinha um tempo específico para preparar o prato, e você levava para uma bancada de jurados", revela Lays. "Dependendo do professor, se ele fosse mais exigente, dava bastante medo de não passar, porque eles realmente são muito criteriosos." 

Por isso, os alunos repetem muito os processos, justamente para se familiarizarem com eles. "No curso, eu aprendi não só as bases da cozinha, mas também entendi o porquê de cada coisa. Se um molho desanda, eu estou tranquila porque eu sei como resolver isso." 

Planos futuros 

Encerrando mais um ciclo de sua jornada como cozinheira profissional, Lays acredita que ainda tem muito a experimentar. Atualmente, seu principal desejo é trabalhar em um restaurante. "É uma coisa que eu quero muito fazer", afirma. "Entendo que é importante para mim ter essa experiência." 

Tudo isso para, quem sabe, abrir seu próprio restaurante. "Quando o programa acabou, eu recebi convites de pessoas querendo abrir restaurante, mas eu achei uma loucura!", exclama. "Agora, com um pouco mais de experiência, tendo feito o curso e estudando essa parte mais difícil de gerenciamento, eu penso em abrir." 

Boa sorte nessa jornada, Lays! 

Tópicos relacionados