Masterchef

Dim sum: conheça os petiscos chineses e aprenda receitas do MasterChef Brasil

Heitor venceu Prova de Eliminação com guioza suculenta de camarão e porco

Amanda Caroline e Stefani Sousa

Saiba tudo sobre a iguaria chinesa que protagonizou prova da competição
Saiba tudo sobre a iguaria chinesa que protagonizou prova da competição
Carlos Reinis/Band

O dim sum foi a grande estrela da Prova de Eliminação do MasterChef Brasil desta semana. Heitor venceu o desafio com sua receita de guioza recheada com porco e camarão. O pastelzinho agradou o paladar dos jurados, que se impressionaram com a suculência da carne. Clique aqui e aprenda a fazer o prato campeão.

Mas o que é dim sum?

Dim sum é o petisco chinês. São pequenas porções de pastéis — sempre em tamanho míni — cozidos no vapor ou fritos. Os bolinhos podem ter recheios variados e, tradicionalmente, na cultura oriental, são servidos com chá. Guioza e o famoso rolinho primavera são exemplos de dim sum.

Guioza suculenta

Os chefes de cozinha não pouparam elogios ao prato de Heitor. A guioza com recheio de lombo de porco e camarão, acelga, broto de feijão e cenoura se destacou pelo sabor equilibrado. 

"O recheio está suculento, uma delícia. Você fez um ótimo trabalho", avaliou Henrique Fogaça. "Achei que o recheio está processado demais, mas é muito gostoso. A massa também é delicada e está no ponto certo", disse Helena Rizzo. Érick Jacquin também aprovou a guioza do cozinheiro, mas chamou atenção para o molho de cogumelos, que poderia ser mais apimentado.

Prato de Heitor agradou pelo recheio (Foto: Carlos Reinis/Band)


Em entrevista ao Portal da Band, o participante conta que já tinha comido guioza algumas vezes e revela o "segredo" por trás de seu dim sum. "A montagem do bolinho precisa ter requinte, ele não pode abrir. A estética faz toda a diferença", entrega.

Ele também comemora a vitória em sua terceira Prova de Eliminação. "Fiquei bem preocupado. É ruim participar da prova, mas quando você volta, te dá confiança. Fiquei feliz", finaliza.

Destaque positivo

Eduardo também conquistou o paladar do trio de jurados na Prova de Eliminação. O cozinheiro amador preparou dim sum de camarão, cogumelo e broto de feijão com molho cítrico de gengibre nirá.

Clique aqui e confira a receita completa. Veja o resultado do prato:

O participante fez os pastéis no vapor (Foto: Carlos Reinis/Band)