Masterchef

Fogaça e Jacquin dão dicas para substituir carnes e transformar receitas tradicionais em veganas

Jurados do MasterChef Brasil revelam quais são os truques para fazer pratos mais leves e muito saborosos

Da Redação 27/09/2021 • 11:41

No último episódio do MasterChef Brasil, os cozinheiros amadores tiveram de transformar clássicos da gastronomia em pratos veganos para surpreender os jurados Henrique Fogaça, Helena Rizzo, Erick Jacquin e a convidada Bela Gil. Apesar do desafio gigante, os participantes se esmeraram e se saíram muito bem.

De acordo com o chef Fogaça,  o segredo era buscar inspiração nas texturas do prato original. “Buscar algum ingrediente que remete a forma de mastigar e até um pouco do sabor para substituir de uma forma bem parecida”, disse o jurado brasileiro. 

“Eu sou bem carnívoro, mas faz dois meses que comecei uma dieta mais leve. Estou com esse ‘pézinho’ na comida mais leve e mais natural”, continuou.

Já para o Jaquin, os cozinheiros fizeram o correto: perguntar o máximo possível sobre os ingredientes que não conhecem. “A primeira coisa que você faz é experimentar, saber o que é, como se faz e como se usa. Não pode ter vergonha de perguntar. Se você não conhece, tem que aprender com os outros”, afirmou.

“Foi uma prova bonita, extraordinária. A Bela Gil é uma pessoa extraordinária”, completou o chef francês.