Masterchef - Notícias

Helena Rizzo descreve o brigadeiro perfeito e dá dica de como enrolar o doce

Para escapar da eliminação do MasterChef, os cozinheiros com resultado mediano precisaram fazer um brigadeiro na prova de pressão

Da redação, com MasterChef

Para escapar da eliminação, os cozinheiros medianos da primeira prova do MasterChef Brasil desta terça-feira (11) enfrentaram uma prova de pressão. Gabriela Paveloski, Renata, Thaissa e Vitor tiveram que fazer um brigadeiro que surpreendesse Erick Jacquin, Helena Rizzo e Henrique Fogaça para garantir uma vaga no mezanino.  

Entre os competidores, Thaissa foi a sortuda da vez e escapou do desafio final ao preparar um brigadeiro de tucupi e cupuaçu com confeito de chocolate amargo. Isso em apenas 20 minutos! Confira abaixo a receita completa:

Brigadeiro de tucupi reduzido e cupuaçu

Ingredientes

Brigadeiro

150 grama(s) de leite condensado

5 grama(s) de manteiga

50 grama(s) de chocolate em pó

1 semente(s) de cumaru

1 colher(es) de sopa de tucupi reduzido

1 pitada(s) de sal

50 grama(s) de confeito de chocolate amargo

Recheio

50 grama(s) de cupuaçu

25 grama(s) de açúcar demerara

Modo de preparo

Em uma panela pequena fora do fogo, misture o leite condensado e o chocolate em pó com um fouet até que incorporem. Adicione a manteiga, uma pitada de sal, o tucupi reduzido e o cumaru ralado. Leve ao fogo baixo e mexa até chegar no ponto do brigadeiro. Transfira para uma assadeira pequena untada de manteiga para esfriar. Em outra panela, adicione a polpa do cupuaçu e o açúcar. Deixe caramelizar em fogo médio até que a cor fique dourada e alcance o ponto de geleia. Reserve. Unte as mãos com manteiga e coloque uma colher de sopa de brigadeiro na mão. Recheie com a geleia de cupuaçu e passe no confeito de chocolate amargo. Coloque em forminhas e sirva.

Brigadeiro de chef

Antes da prova, Helena explicou que o brigadeiro perfeito, além de agradar no sabor, também tem que acertar na textura. "Minha mãe faz um brigadeiro muito bom", disse a jurada ao Band.com.br. "Ela faz no ponto dela, com a quantidade de cacau em pó certa e uns pontos mais caramelizados." 

Em casa, Helena costuma fazer o seu brigadeiro com uma lata de leite condensado, uma colher (sopa) rasa de manteiga e três colheres (sopa) de cacau em pó. "Se é para comer de colher, eu deixo mais molinho. Se for para enrolar, eu deixo apurar mais na panela. E eu gosto de deixar em fogo baixo", aconselhou a chef.  

Ela ainda dá uma dica para enrolar o brigadeiro sem melecar as mãos: "Quando eu faço para enrolar, eu faço mais duro e tiro com colheradas do pote em que eu deixei esfriando. Geralmente, no ponto que eu faço, não precisa de gordura nas mãos. Coloco, com a colher, nessa cobertura granulada e enrolo, daí não suja a mão." 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais