Masterchef - Notícias

Jacquin se impressiona com tortinha de salpicão no MasterChef; anote a receita

Na eliminação, participantes tiveram que fazer releituras modernas de pratos retrôs; tortinha de Andréia foi o melhor trabalho da noite

Da redação, com MasterChef

Quer inovar na hora de fazer salpicão? Então temos a dica perfeita para você! E o melhor: com uma receita nível MasterChef. No programa desta terça-feira (02), os participantes tiveram o desafio de preparar uma releitura moderna de pratos retrôs, como coquetel de camarão, salpicão, truta à belle meunière e pavê de abacaxi com coco.  

Andréia decidiu arriscar e fez uma tortinha de salpicão, com frango, cenoura, repolho, abacaxi, frutas secas, cheiro verde e maionese caseira. O trabalho da cozinheira surpreendeu os jurados, principalmente Jacquin.  

"Não é bom. É muito bom", avaliou o chef francês. "A massa é muito gostosa, e o salpicão doce, que vai muito bem com tudo. Você trabalhou muito bem, gaúcha. Parabéns, viu?" "A massa está perfeita, crocante. Está bem equilibrado. Fez um belo trabalho", pontuou Fogaça.  

A tortinha de salpicão foi tão surpreendente que deu a vitória da prova para Andréia, que conquistou seu segundo pin dourado na competição. Confira abaixo o passo a passo da receita: 

Tartelete de salpicão, da Andréia

Ingredientes

Massa podre

180 gramas de manteiga com sal gelada

1 pitada de sal

3 colheres de sopa de água gelada

1 ovo inteiro

300 gramas de farinha de trigo

Salpicão

1 colher de chá de curry

1 colher de chá de páprica defumada

1 limão siciliano (suco)

1 colher de sopa de mostarda dijon

2 gemas

1/2 cebola roxa

1/2 xícara de frutas secas hidratadas no conhaque

1 colher de conhaque

1 rodela de abacaxi

1 pimenta dedo-de-moça

Sal a gosto

Pimenta-do-reino moída a gosto

1 xícara de repolho cortado

100 gramas de manteiga

1 ramo de tomilho

1 dente de alho

100 gramas de peito de frango

100ml de óleo de soja

1 ramo de cheiro-verde picado

1/2 cenoura ralada

Modo de preparo

Massa: Em um bowl, coloque a farinha, a manteiga, o ovo e a água. Amasse com as mãos até formar uma massa lisa. Enrole e deixe descansar por 20 minutos. Depois de 20 minutos, abra a massa em uma forma pequena de fundo removível. Faça furos na massa e leve ao forno por 20 minutos a 180°C.

Salpicão: Coloque manteiga em uma frigideira no fogo alto. Coloque o frango para dourar. Quando estiver bem dourado, acrescente cebola picada, alho, tomilho, páprica defumada, curry e uma concha de água. Tampe a panela e deixe cozinhar por 20 minutos. Depois, tire o frango da panela e desfie-o. Numa vasilha, coloque o repolho verde picado, cenoura ralada, o abacaxi, as frutas secas, o frango desfiado, o cheiro-verde e a pimenta dedo-de-moça e mexa muito bem.

Maionese: Coloque duas gemas no recipiente do mixer ou no liquidificador. Adicione uma colher de mostarda dijon e óleo de soja aos poucos. Bata até alcançar o ponto de maionese. Coloque suco de limão, ajuste o sal e a pimenta-do-reino. Na vasilha dos legumes, adicione a maionese. Ajuste sal e pimenta. 

Montagem do prato: Coloque uma porção de salpicão na tartelete. Por cima, coloque algumas gotas de limão siciliano. Finalize com cheiro-verde.

Mais notícias

Carregar mais